Ver mais notícias

POUPANÇA É O PRINCIPAL INVESTIMENTO DOS BRASILEIROS

Em 2021, o rendimento da poupança foi negativo ao considerar a inflação que estava acima de 10%.

Poupança é o principal investimento dos brasileiros

A caderneta de poupança ficou no topo da lista dos investimentos realizados pelos brasileiros em 2021.

Segundo o estudo Raio X do Investidor Brasileiro da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima). , 25% dos brasileiros utilizam a poupança para fazer uma reserva financeira e consideram essa ação um investimento.

Uma parcela pequena, 13%, divide os recursos entre fundo de investimentos, títulos privados, moedas digitais, ações na bolsa, compra e venda de imóveis e títulos públicos.

O mais preocupante, contudo, é que 61% das pessoas disseram que não fazem e não conhecem nenhum tipo de investimento. Confira a tabela abaixo:

Investimento

Porcentagem

Nenhum

61%

Poupança

25%

Fundo de investimento

3%

Títulos privados

2%

Moedas digitais

2%

Ações na bolsa de valores

2%

Compra e venda de imóveis

2%

Títulos públicos

2%

Poupança

Um dos principais motivos que leva as pessoas a optarem pela poupança é a segurança que a aplicação proporciona. E, de fato, os riscos envolvidos nessa modalidade são mínimos.

Contudo, o retorno desse tipo de aplicação é muito baixo. Em 2021, por exemplo, o rendimento da poupança foi de apenas 2,94% no ano. Considerando a inflação de 10,06%, no mesmo período, o retorno foi negativo.

Ou seja, a rentabilidade chega a ser muito inferior a outros tipos de investimento que são tão seguros e fáceis de serem realizados quanto a poupança.