Ver mais notícias

MESMO COM PREVISÃO DE MAIS UMA ALTA, BC ESPERA ENCERRAR EM BREVE APERTO MONETÁRIO, SEGUNDO DIRETOR

Essa expectativa, no entanto, ainda pode sofrer alteração dependendo dos dados econômicos do país.

Mesmo com previsão de mais uma alta, BC espera encerrar em breve aperto monetário, segundo diretor

Os aumentos da taxa Selic, taxa básica de juros do país, podem estar chegando ao fim, após um ciclo de altas desde 2021, que causou a elevação da taxa de 2% para 12,75% ao ano.

O Banco Central (BC) afirmou, nesta quarta-feira (18), que tem expectativas de finalizar seu atual aperto monetário em breve, mas que essa decisão depende da avaliação de dados econômicos do país.

Antes do ciclo terminar, uma nova alta deve acontecer na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), prevista para o dia 14 de junho.

“No momento a gente ainda está num ciclo de alta de juros e espera estar chegando ao final dele, mas é sempre uma expectativa que depende dos dados”, afirmou o diretor de política monetária da autarquia, Bruno Serra, em evento organizado pela Câmara Espanhola de Comércio no Brasil.

Ele ainda acrescentou que o BC está em um regime de meta de inflação e que não pensam em mudar isso, mas se a realidade econômica se impuser de um lado mais negativo, o órgão pode alongar a situação um pouco mais.

Na última reunião do comitê, que aconteceu no início de maio, a taxa Selic foi reajustada em 1 ponto percentual, passando de 11,75% para o valor atual, de 12,75% ao ano.