Ver mais notícias

RECEITA DAS MPES DE SP TEM DESACELERAÇÃO NA QUEDA EM NOVEMBRO COM R$ 50,8 BILHÕES

A queda no faturamento das micro e pequenas empresas (MPEs) do Estado de São Paulo registrou uma desaceleração no mês de novembro de 2016, aponta a pesquisa Indicadores Sebrae-SP. A redução foi de 2,9% em relação a novembro de 2015, descontada a inflação. Embora essa seja a 23ª queda consecutiva, a taxa de retração é a menor registrada nos últimos 12 meses. A receita total dessas empresas foi de R$ 50,8 bilhões em novembro de 2016.

Nos setores, a maior queda foi registrada na indústria: -5,5% ante novembro de 2015. Na sequência, as perdas foram: comércio (-3,2%) e serviços (-1,9%). No balanço anual, a diminuição no faturamento real das MPEs é de 11,3%. Por outro lado, as receitas de novembro em relação a outubro subiram 2% - com destaque para a indústria, que saltou 5,3% de um mês para o outro.

Em relação aos números por região, novamente as empresas de micro e pequeno porte do Grande ABC foram as que mais sofreram, com perda de receitas da ordem de 17,8%. Isso se deve, sobretudo, ao perfil dos negócios instalados nos municípios daquela região, em grande parte vinculados à indústria automotiva, observa, por nota, o Sebrae-SP. O município de São Paulo registrou queda de 3,4% na receita das MPEs, enquanto municípios da Região Metropolitana de São Paulo tiveram retração de 1,2%. No interior, houve queda de 4,6%.