Ver mais notícias

PMSP – SANCIONADA LEI QUE CRIA PARQUE MUNICIPAL DO MINHOCÃO

Haverá mudanças graduais no trânsito de veículos no elevado

O prefeito de São Paulo, João Doria, sancionou a lei nº 16.833, que cria o Parque Municipal do Minhocão na área do Elevado João Goulart. Elaborado em 2014, o projeto de lei foi votado e aprovado na Câmara Municipal de São Paulo em dezembro de 2017. A sanção foi publicada na edição dessa quinta-feira (8) do Diário Oficial.

Com a lei, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fará mudanças graduais no trânsito de veículos no elevado. Em 30 dias, o Minhocão passará a ser fechado aos sábados durante o dia inteiro, assim como já acontece aos domingos e feriados. A lei prevê também que, em 90 dias, o bloqueio da via para os carros aconteça mais cedo durante a semana: a via passará a funcionar para trânsito de veículos das 7h às 20h nos dias úteis, de segunda a sexta.

Também está previsto na lei que o Poder Público “incentivará atividades culturais, esportivas e de lazer no Elevado João Goulart, por parte da comunidade e de entidades da sociedade civil, assim como garantir as adequadas condições de segurança no local durante os horários de fechamento ao tráfego de veículos, bem como desenvolverá ações de sustentabilidade destinadas a preservar e ampliar a área verde no local”.

Histórico do elevado

Inaugurado em janeiro de 1971, o Minhocão liga o Centro de São Paulo ao Largo Padre Péricles, em Perdizes, na Zona Oeste. Tem uma extensão total de 3.400 metros. Até 1976, o elevado funcionava 24h para o tráfego de veículos; a partir deste ano, ele passou a ser fechado diariamente, da meia-noite às 5h, a fim de diminuir o barulho causado pelo tráfego e também o número de acidentes.

Em novembro de 1989, a Prefeitura determinou a interdição, de segunda a sábado, das 21h30 até as 6h, e fechamento total aos domingos. Atualmente, o elevado é fechado das 21h30 às 6h30 nos dias úteis. Aos sábados é fechado às 15h e reaberto na segunda-feira, às 6h. Este horário vigora desde julho de 2015.