Ver mais notícias

PRESIDENTE DO TRF2 LANÇA SEGUNDA EDIÇÃO DO LIVRO SOBRE “NOVAS GUERRAS”

Acaba de ser lançada a segunda edição do livro “Das Novas Guerras (Fenomenologia dos Conflitos Armados)”, obra escrita pelo presidente do TRF2, desembargador federal Reis Friede, em parceria com Flávio Combat. A publicação é da Biblioteca do Exército (Bibliex).

O livro, com apresentação do General de Exército Décio Luís Schons, Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG/2018) e prefácio do General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, é um estudo aprofundado e muito bem alicerçado sobre as chamadas Guerras de Quarta Geração, com especial ênfase nas chamadas “Novas Guerras”.

Com particular foco em suas correspondentes fontes de financiamento – sobretudo na corrupção que desafia a estabilidade sociopolítico-econômica das nações -, a obra analisa, em adição, a fenomenologia da transnacionalidade, próprias das novas modalidades de conflitos do século XXI, buscando explicar as condições que permitem a construção de verdadeiros “Estados paralelos”.

O desembargador federal Reis Friede é doutor em Direito Público pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exercito (ECEME) e professor honoris causa da Universidade da Força Aérea (UNIFA). Com mais de quatrocentos artigos publicados, o presidente do TRF2 é também autor de livros como “Curso de Ciência Política e Teoria Geral do Estado: Teoria Constitucional e Relações Internacionais” e “Aspectos Jurídico-Operacionais do Agente Infiltrado”, dentre outros títulos.