Ver mais notícias

MOEDA DIGITAL É USADA EM TESTE PARA PAGAMENTOS COM PRINCIPAIS BANCOS DE INVESTIMENTO DA SUÍÇA

Moeda digital é usada em teste para pagamentos com principais bancos de investimento da Suíça Pexels

As moedas digitais estão ganhando cada vez mais espaço no mundo. Na Suíça, no mais recente teste da tecnologia nos mercados atacadistas, o banco central usou com sucesso uma moeda digital para liquidar transações envolvendo cinco bancos comerciais.

A iniciativa está sendo chamada de Projeto Helvetia, e pode aproximar a introdução de moedas digitais do banco central na Suíça, que conduziu alguns dos experimentos mais avançados de moeda digital do banco central (CBDC) na Europa.

Com o Helvetia, em homenagem ao símbolo da Suíça, o SNB integrou CBDCs em sistemas de pagamento e os usou em transações simuladas no experimento que envolveu UBS, Credit Suisse, Goldman Sachs, Citigroup e Hypothekarbank Lenzburg.

O resultado mostrou que era possível executar pagamentos instantaneamente, que variavam de 100 mil a 5 milhões de francos suíços (109.469 dólares a 5,47 milhões de dólares), eliminando o risco da contraparte.

O projeto, que ocorreu durante três dias no final de 2021, também envolveu a operadora suíça da bolsa de valores SIX, principal fornecedora de serviços de infraestrutura financeira da Suíça.

Pagamento em larga escala

Enquanto os CBDCs de varejo seriam usados ​​por famílias e empresas para transações diárias, as versões de atacado poderiam ser usadas para fazer pagamentos em larga escala entre bancos ou outras entidades com contas no banco central.

Os apoiadores dizem que as CBDCs por atacado também podem tornar as negociações de títulos –que podem levar dias, com várias partes envolvidas– mais eficientes. 

O grupo envolvido na Helvetia irá agora avaliar os resultados antes de decidir sobre os próximos passos.

Fonte: com informações da CNN