Ver mais notícias

CAIXA: CUSTOS DE CARTÓRIO SÃO INCLUÍDOS NO FINANCIAMENTO DA CASA PRÓPRIA

Caixa: Custos de cartório são incluídos no financiamento da casa própria

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quinta-feira, 2, novas medidas para a compra da casa própria. Entre as novidades, está a inclusão dos custos dos cartórios e ITBI, que é o imposto pago na prefeitura para a transferência do imóvel, a escritura e registro do imóvel no cartório de registro civil, no financiamento habitacional. A escolha já pode ser feita a partir de hoje.

Em média, o valor do ITBI pode chegar a 5% do valor total do imóvel. O banco estima impacto de R$ 2,5 bilhões de alívio para os novos compradores neste segundo semestre.

Registros de imóveis

A partir de segunda-feira, 13, o registro de imóvel será feito de forma eletrônica por 1.356 cartórios em 14 estados, evitando a ida das partes interessadas aos locais.

Para as construtoras também foram anunciadas medidas de alívio, como a utilização de recursos de repasses no pagamento de encargos dos empreendimentos e a flexibilização de exigências e de comercialização.

De acordo com a Caixa, em 2020, 813 mil famílias conseguiram o financiamento pelo banco, com mais de 2 mil contratos assinados por dia. Só em junho, o melhor mês do ano, foram R$ 11,1 bilhões de contratos para 55 mil famílias.