Ver mais notícias

INSS: NOVAS REGRAS DO INSTITUTO PARA BLOQUEAR E DESBLOQUEAR CRÉDITO CONSIGNADO VISAM EVITAR GOLPES

INSS: novas regras do Instituto para bloquear e desbloquear crédito consignado visam evitar golpesPexels

Segundo as novas regras do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) referente ao bloqueio e desbloqueio do empréstimo consignado de aposentados e pensionistas, somente contemplados que sejam nível prata ou ouro poderão fazer a solicitação.

Esse nível diz respeito ao cadastro mais completo no sistema Gov.br, considerados de nível prata ou ouro aqueles que inserirem a maior quantidade de dados pessoais, além de selos de validação obtidos, por exemplo, a partir do sistema de internet do banco do requerente. Para ter um cadastro mais completo, o segurado deve permitir o cruzamento de outras bases de dados e leitura de QR Code ou código de acesso.

Anteriormente era possível solicitar esta alteração no crédito membros que fossem nível bronze, inferior aos novos níveis solicitados e que conta com menos informações do solicitante.

Outro requisito obrigatório para modificar o crédito consignado será o envio obrigatório de documento oficial pelo aplicativo Meu INSS. Essa solicitação inclusive passará a ser solicitada àqueles que já estão com movimentações do crédito em andamento.

Combate a fraudes

INSS informa que existem diversas medidas para evitar fraudes relacionadas à consignados. Entre elas estão a fiscalização junto ao Banco Central para punir as instituições que têm denúncias por descumprirem as normas estabelecidas, investigação pela Polícia Federal dos crimes cibernéticos envolvendo os consignados e ações junto aos cartórios para evitar empréstimos não solicitados.

A orientação do INSS é que se o segurado identificar algum desconto indevido, referente a empréstimo consignado, deve procurar o banco pagador e também registrar uma reclamação no gov.br/consumidor com a finalidade de buscar a exclusão de descontos.