Ver mais notícias

PLENÁRIA DO CRCSP TEM ASSINATURA DE CONVÊNIO COM O CIEE E PRESENÇA DE REPRESENTANTES DO CFC, CRCCE, CRCGO, CRCRS E DO SESCON-SP

Em 12 de abril de 2024, o CRCSP firmou um importante convênio com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) em prol do desenvolvimento profissional de jovens da valorização da profissão contábil. O termo de cooperação foi assinado durante a sessão plenária do CRCSP, que contou com a apresentação de atas das Comissões do CRCSP, aprovação das atas das Câmaras e a presença de representantes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), dos Conselhos Regionais de Contabilidade do Ceará (CRCCE), de Goiás (CRCGO) e do Rio Grande do Sul (CRCRS) e do Sescon-SP.

 

A mesa diretora da sessão foi composta pelo presidente do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, pelos vice-presidentes de Administração e Finanças, Heloísa de Castro Alves Felippe da Silva, e de Fiscalização, Ética e Disciplina, Flávia Augusto, pelo presidente do Conselho de Administração do CIEE, José Augusto Minarelli, pelo CEO, Humberto Casagrande Neto, e pelo superintendente executivo do CIEE, Marcelo Miqueleti Gallo, e pelo presidente do Sescon-SP, Carlos Alberto Baptistão.

 

Para dar início à sessão, o presidente João Carlos concedeu a palavra ao conselheiro William Peterson de Andrade, para proferir algumas palavras de reflexão, após as quais João apresentou os objetivos do convênio que seria celebrado com o CIEE, de estabelecer iniciativas de cooperação mútuas de cunho institucional com ações voltadas ao aprimoramento dos profissionais registrados e estudantes.

 

“O CIEE possui um relacionamento de longa data com o CRCSP, que participa de programas da entidade de inserção de estagiários e jovens aprendizes nos quadros do Conselho. Com este convênio iremos avançar muito mais nesta inclusão, com materiais informativos e palestras conjuntas e outras ações voltadas à capacitação profissional de jovens”, revelou o presidente do CRCSP, que ressaltou ainda que as Entidades Contábeis do Estado de São Paulo, dentre elas o Sescon-SP, podem dar importantes contribuições neste projeto.

 

“O grande desafio do CIEE é manter parceiros valiosos que criem oportunidades para os jovens. O convênio com o CRCSP será de grande ajuda para orientarmos os responsáveis pela gestão das empresas sobre o relevante papel social que eles podem realizar. Em contrapartida, o CIEE pode contribuir para demonstrar ainda mais à sociedade a relevância da profissão contábil”, declarou Minarelli sobre a parceria.

 

O CEO do CIEE, Humberto Casagrande Neto, também falou sobre a importância da formação profissional e criação de oportunidades para a educação dos jovens.

 

O presidente do Sescon-SP, Carlos Alberto Baptistão, elogiou a iniciativa e destacou que o convênio cumpre os objetivos estabelecidos pelo CRCSP no lema da gestão 2024-2025, de promover um CRCSP para Todos.

 

Após a celebração do acordo de cooperação, seguiram-se os procedimentos regimentais da sessão plenária, com a apresentação das atas elaboradas pelos conselheiros nas reuniões de Comissões.

 

A presidente do CRCGO, Sucena Silvia Hummel, o presidente do CRCRS, Márcio Schuch Silveira, e o vice-presidente de Fiscalização do CRCCE, Luiz Rodrigo Ferreira Gomes do Nascimento, participaram da plenária do CRCSP e destacaram como a atuação integrada entre os Conselhos de Contabilidade de todo o país produzem benefícios para toda a classe contábil.

 

Ao final da plenária, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, José Donizete Valentina, e o conselheiro do CFC Valmir Leôncio da Silva apresentaram um breve relato sobre as ações do Conselho Federal de Contabilidade no aprimoramento das normas contábeis e de sustentabilidade, na reformulação da grade curricular do curso de Ciências Contábeis e na promoção do conhecimento, com atividades como o Conexão Contábil, o Dia D e outras, realizadas em conjunto com os Conselhos Regionais de Contabilidade.

 

Donizete também fez um convite para que todos participem do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade, que acontecerá de 8 a 11 de setembro de 2024, em Balneário Camboriú. As inscrições estão abertas no site do 21º CBC.

 

Ao final da plenária, o presidente João Carlos reforçou o convite para o 21º CBC e agradeceu a presença de todos na sessão.