Ver mais notícias

INDICADORES FINANCEIROS DIRECIONAM GESTÃO DE EMPRESAS

Os indicadores financeiros permitem ao gestor da empresa e também aos demais usuários como fornecedores, financiadores, governo, colaboradores entre outros, acompanhar o desempenho e a saúde financeira das empresas. Por isso é fundamental elaborar demonstrativos para o acompanhamento periódico do negócio. Através dos resultados apresentados pelos indicadores, é possível analisar os pontos fortes e pontos fracos. Assim os empresários podem agir para maximizar oportunidades, minimizar os riscos, e planejar novas estratégias. 
Entretanto, apenas o preenchimento de uma planilha, com uma série de números, não apontará o melhor caminho que a empresa pode tomar. Os demonstrativos são apenas a base para análise. "Ao verificar o indicador, é importante considerar a base de comparação, ou seja, comparar o resultado de sua empresa com o resultado de outras empresas do mesmo segmento e região. Esse pequeno detalhe pode contribuir para melhor análise e, consequentemente, melhor decisão", explica o diretor do Sescap-Ldr, Marlon Marçal.

De forma geral, os indicadores financeiros são classificados em quatro grandes grupos para fins de análise sendo rentabilidade, estrutura de capital, liquidez e atividade. Com esses indicadores de rentabilidade, é possível verificar a margem de lucro. Em outras palavras, a rentabilidade de cada produto ou serviço, entre outros pontos. A estrutura de capital demonstra qual a origem dos recursos das empresas e indica se a companhia está trabalhando com mais capital próprio ou de terceiros. Os indicadores de liquidez apresentam a capacidade de pagamento da empresa, enquanto os indicadores de atividade indicam os períodos em casos sazonais ou de aumento de demanda e suas consequências no fluxo de caixa. 
O presidente do Sescap-Ldr, Marcelo Odetto Esquiante, destaca que as empresas interessadas em participar de algumas licitações públicas devem preencher vários requisitos, um deles é se estão diretamente ligados aos indicadores. "Essas empresas precisam demonstrar percentuais mínimos em seus indicadores para participarem do processo de licitação". 
Ressalta-se que a elaboração e o acompanhamento dos indicadores financeiros não devem ser apenas para grandes empresas, mas sim para todas as empresas, independente do porte, pois eles são os reais direcionadores para a melhor tomada de decisão. "O Sescap-Ldr destaca a importância de uma contabilidade bem feita e orienta sempre que se procure o empresário contábil para analisar os indicadores financeiros e descobrir como eles podem auxiliá-los a escolher o melhor caminho para seu negócio", finaliza Esquiante.