COMITÊ 1º GRAU FAZ BALANÇO DO BIÊNIO 2017/2018
Como a Justiça pode atender melhor o cidadão e melhorar as condições de trabalho de magistrados e funcionários do TJRJ? Responder a essa pergunta é uma das funções do Comitê 1º Grau (Comitê Gestor Regional da Política de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição).
O Comitê se reuniu no último dia 29, terça-feira, para um balanço de sua atuação no biênio 2017/2018. Foi um período de trabalho intenso, com 209 deliberações emitidas e um índice superior a 98% de deliberações cumpridas. O balanço foi encaminhado à atual administração do TJRJ, e também ao presidente eleito do Tribunal, desembargador Claudio de Mello Tavares.
Um dos destaques do biênio foi o lançamento do Portal do Comitê, um importante canal para a divulgação das atividades do órgão e o recebimento de sugestões das serventias e dos magistrados. O Comitê também realiza pesquisas e levantamentos sobre as necessidades do primeiro grau de jurisdição.
“Recebemos, analisamos e damos andamento a essas sugestões, encaminhando para o setor apropriado, explicando os motivos de uma eventual recusa”, explica o desembargador Marcos Alcino de Azevedo Torres, presidente do Comitê. “Essa divulgação e o retorno são importantes para estimular novas sugestões”.
O magistrado destaca entre as atividades do Comitê a elaboração de medidas para o aprimoramento do sistema de processo eletrônico e para a simplificação do recolhimento de custas. Mas observa que há uma série de medidas simples, propostas pelo órgão, que ajudam a melhorar a vida de jurisdicionados, magistrados e funcionários do Tribunal. “São ações pulverizadas, mas que ajudam a máquina a funcionar melhor”, conclui.
CHV/SF