Ver mais notícias

TRF2 MARCA PRESENÇA NA PASSAGEM DE COMANDO DA ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO

O desembargador federal Reis Friede, presidente eleito do Tribunal Regional Federal – 2ª Região (TRF2), prestigiou na terça-feira, 12 de fevereiro, a solenidade de Passagem de Comando da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme). Na data, o general de divisão Edson Diehl Ripoli entregou a direção da Escola Marechal Castello Branco, sediada na Zona Sul do Rio de Janeiro, ao general de brigada Rodrigo Pereira Vergara.

A cerimônia foi presidida pelo general de divisão João Batista Bezerra Leonel Filho, diretor de Educação Superior Militar, e contou com a presença de grande número de autoridades civis e militares, com destaques para o ministro de Estado da Defesa, general de Exército Fernando Azevedo e Silva, e para o chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, general de Exército Mauro Cesar Lourena Cid.

O ato solene foi iniciado com a inauguração do retrato do general Edson Diehl na galeria de ex-comandantes da Eceme. Para o general Rodrigo Vergara, a aposição do retrato tem valor simbólico e presta “justo reconhecimento aos responsáveis pela condução da instituição que catalisa os sentimentos da organização militar, atuando na formação tática e estratégica daqueles que, no futuro, assumirão destacadas posições de liderança no Brasil”.

Já o general Leonel dirigiu homenagem à esposa do colega que deixou o comando da Eceme, senhora Renata, e destacou, em sua breve fala, a importância das famílias dos militares, “que representam os valores da sociedade brasileira e que, abnegadamente, aceitam abrir mão de valiosas horas de convívio com seus pais, filhos e maridos, cooperando com as missões de que são incumbidos”.

 

                                          Da esquerda para direita: Edson Diehl Ripoli ; João Batista Bezerra Leonel Filho e Rodrigo Pereira Vergara

 

Também o general Diehl, em seu discurso de entrega do comando, enalteceu o apoio de seus familiares e agradeceu a seus superiores e comandados – instrutores e alunos – declarando sua “honra por ter participado da escola de mais alto nível e tradição da organização militar brasileira” e, ainda, que entrega o comando “com a certeza da missão cumprida”.

O general de divisão Edson Diehl Ripoli sai do comando da Ecceme para assumir o cargo de chefe de gabinete do ministro Fernando Azevedo e Silva, em Brasília.