Ver mais notícias

CRIANÇAS SE ENCANTAM COM AS INSTALAÇÕES DO TRIBUNAL DA JUSTIÇA

Gustavo e Miguel, de 7 e 9 anos, respectivamente, entraram no Salão Nobre do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), nesta quarta-feira (17/04), com curiosidade à altura do espaço. Admirados com a grandiosidade do salão, sequer conseguiam piscar os olhos, bem abertos para impedir o escape de qualquer detalhe, por menor que fosse. Moradores de Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade, afirmaram que o passeio não será esquecido.

- A viagem até aqui é longa, mas está valendo a pena. É muito bonito e muito grande – disse Gustavo, com aprovação de Miguel.

Quando souberam que o passeio, que faz parte da atividade ‘Um dia com o presidente, do projeto ‘Lutando por Vidas’, continuaria pelo Museu da Justiça, se olharam e sorriram. Os dois nunca foram a um museu e estavam empolgados com a oportunidade. Antes de seguirem com as outras 21 crianças para o local, ficaram grudados à janela vendo a movimentação no aeroporto Santos Dumont, que fica próximo ao TJRJ.

 

- Não sabia que o aeroporto era aqui tão pertinho. Eu já viajei uma vez, mas deve ser legal viajar com o presidente - brincou Gustavo, referindo-se ao anfitrião do encontro, o presidente do TJRJ, desembargador Claudio de Mello Tavares.

Feliz por receber as crianças, o desembargador Claudio de Mello Tavares, elogiou o projeto. Para ele, a iniciativa difunde valores como educação, superação, respeito. Ele desejou sucesso ao ‘Lutando por Vidas’ e fez um pedido às crianças.

- Pensem positivo. Vocês são capazes, são talentosos e com muita determinação podem alcançar os seus sonhos. O tempo passa rápido, então precisamos aproveitar as chances para fazermos o melhor de nós, ajudar o próximo e deixar um legado.

Ao destacar a importância da educação como fator de mudança pessoal e social, o presidente deu duas dicas aos visitantes:

- Sejam bons filhos, ouçam seus pais, que são seus conselheiros e amigos, com os melhores ensinamentos e exemplos. E se dediquem aos estudos. Aproveitem as oportunidades e tenham força para superar os desafios. A educação pode dar a vocês dignidade e independência –

À frente do ‘Lutando por Vidas’, Jorge Turco, agradeceu a acolhida simpática e atenciosa do presidente do Tribunal. De acordo com Jorge, que iniciou o projeto em 2003, o objetivo da iniciativa é valorizar a vida e dar esperança às crianças, destacando a importância do respeito, das amizades e da obediência.

- Essas crianças são a nossa força e o futuro do estado. A gente tenta passar bons valores para elas e visitas como a de hoje são fundamentais para que conheçam as instituições e tenham bons exemplos – afirmou.

 Ao final da conversa com o desembargador Claudio de Mello Tavares, que também teve a presença do juiz auxiliar da presidência, Marcello Rubioli, as crianças presentearam o presidente com um barco do Fluminense, seu clube do coração, um quadro e uma luminária. Todos os objetos foram feitos por integrantes do ‘Arte em Liberdade’, um dos segmentos do ‘Lutando por Vidas’. Em troca, o presidente deu às crianças e outros membros do projeto um terço.

 

JGP/ FB

Foto: Luis Henrique Vicent/TJRJ