Ver mais notícias

PACOTE PARA EMPRESAS DEVE SAIR ESTA SEMANA

Com um discurso afinado para tentar recuperar parte da confiança dos empresários brasileiros, o presidente Jair Bolsonaro deve anunciar ainda esta semana um pacote de medidas para facilitar a vida dos executivos. Voltada à desburocratização, pacote foi uma das promessas de campanha do chefe de governo.

 

Segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, as mudanças serão realizadas por meio de Medida Provisória (MP) e vai facilitar abertura de empresas. A data de assinatura será hoje (30) ou no dia 1º de maio, comemorado o Dia do Trabalho. "Pela primeira vez na história republicana brasileira o cidadão diante do Estado vai ter a verdade com ele, então é uma mudança muito significativa, estava dentro do plano de governo", disse ele.
 
Hoje o potencial empresário precisa emitir uma série de certificados para provar idoneidade antes de obter o CNPJ. Agora, a promessa do governo é que o cidadão não vá precisar destes certificados, cabendo à União verificar as informações e agir caso haja alguma irregularidade. "É para facilitar a vida das pessoas, para abrir seu negócio, para trabalhar, produzir renda, gerar emprego, é nessa linha. Os detalhes vão vir na data", acrescentou.Bastante aguardada pelos empresários, a medida faz parte de um pacote de bondades que o presidente tem criado para se aproximar do mercado. Ainda que o governo negue que tais ações se dêem em função da queda da popularidade de Bolsonaro, o cientista político Carlos Caruzo acredita difícil que este fator seja relevante. "Era preciso fazer acenos aos empresários. Bolsonaro foi eleito com o apoio de boa parte do mercado e precisa ser mais claro em sua agenda liberal para além do projeto de reforma da Previdência", disse.