Ver mais notícias

PRESIDENTE DO TRF2 ABRE FÓRUM DIREITO E INOVAÇÃO NO CCJF

O presidente do Tribunal Regional Federal – 2ª Região (TRF2), desembargador federal Reis Fride, conduziu, na manhã do dia 28 de agosto, a abertura do fórum Direito e Inovação, no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF). Também compôs a mesa de abertura o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Anderson Ribeiro Correia.

A proposta do evento foi a de colocar em debate a pesquisa acadêmica realizada a partir de dados do próprio Judiciário e com o apoio de novas ferramentas tecnológicas, a fim de promover o aperfeiçoamento da jurisdição e a celeridade processual.

O encontro contou com o apoio de instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas, como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), a Universidade Santa Úrsula (USU), o Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam) e o Centro Universitário Unicarioca. Além de acadêmicos, a plateia foi prestigiada por estudantes e autoridades, como o brigadeiro intendente Tirre Freire, que é vice-reitor da Universidade da Força Aérea e que também tem sede no Rio de Janeiro.

Em sua fala, Reis Fride destacou a importância dos estudos sobre o tema em razão da sua abrangência e da sua relevância no dia a dia dos cidadãos: “O Direito está presente na vida das pessoas, regulando as relações sociais e econômicas. A sua prática tem a ver com questões fulcrais do ser humano, como a liberdade e a dignidade”.

Ainda na abertura, o presidente, que também é pesquisador e docente, dirigiu agradecimentos aos participantes e ao diretor-geral do CCJF, desembargador federal Ivan Athié, pelo amplo suporte ao evento. Ele concluiu sua apresentação afirmando a necessidade de o Brasil investir seriamente em inovação, reduzindo a distância que separa o país de nações que são referência nesse campo, como os Estados Unidos da América: “Não tenho dúvida de que ainda há tempo de alcançarmos o trem da história e acredito que este fórum representa um esforço em tal sentido”, disse e completou: “Estamos fazendo nosso papel para mudar o Brasil, ajudando a rever velhas práticas e a abrir novos caminhos”, comemorou.

Na sequência, o presidente da Capes apresentou o trabalho realizado pela instituição e fez uma análise das estatísticas quantitativas e qualitativas sobre os cursos de pós-graduação do país. Logo em seguida, palestrou o professor e membro do Conselho Superior do órgão, Otávio Luiz Rodrigues Júnior, que atua no Departamento de Direito Civil da Faculdade de Direito (Largo São Francisco) da Universidade de São Paulo (USP).

 

Professor Otávio Luiz Rodrigues Júnior profere palestra Pesquisa Jurídica: Caminhos e Perspectivas