Ver mais notícias

TJRJ E SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE REALIZAM MUTIRÃO DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO PARA SERVIDORES NOS DIAS 10 E 11 DE MARÇO

Um mutirão de vacinação contra sarampo para servidores, terceirizados e demais funcionários do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) acontecerá  na terça e quarta-feiras próximas (10 e 11/3). O atendimento será feito no Museu da Justiça (Rua Dom Manuel 29, no Centro do Rio, das 11h às 14 h. A campanha é feita em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

O sarampo é uma doença infecciosa causada por um vírus e pode ser fatal. É transmitida por tosse, fala, beijo e espirro. O sintoma mais conhecido do sarampo são as manchas vermelhas que aparecem inicialmente no rosto e depois se espalham pelo corpo. A pessoa infectada costuma apresentar também febre, tosse, coriza e olhos vermelhos, podendo, simultaneamente, ter conjuntivite.

A vacina é a única forma de prevenção contra o sarampo. Devido a casos recentes da doença no Estado do Rio de Janeiro, bebês de 6 meses de vida até adultos de 59 anos devem ser imunizados. Até os 29 anos, grupo mais vulnerável, são necessárias duas doses.

Para tomar a vacina é necessário apresentar um documento de identificação. Não é obrigatório mostrar a carteira de vacinação.

Como a gestação pode deixar o sistema imunológico da mulher mais frágil, a vacina contra o sarampo pode gerar complicações. Por isso,  é contraindicada para gestantes. Pessoas com suspeita de sarampo, imunocomprometidas e bebês com menos de 6 meses também não devem ser vacinadas.