Ver mais notícias

COMISSÃO REPUDIA O USO DO GOLEIRO BRUNO FERNANDES COMO GAROTO-PROPAGANDA DE CANIL NA REGIÃO DOS LAGOS

A Seccional, por meio da Comissão OAB Mulher RJ, emitiu, nesta sexta-feira, dia 26, nota de repúdio à propaganda veiculada pelo canil Friendsbullkennel, localizado na Região dos Lagos, que usou como garoto-propaganda o goleiro Bruno Fernandes, condenado por homicídio triplamente qualificado de sua  ex-companheira, Eliza Samúdio.

Na nota, a comissão reconhece o direito de reintegração do goleiro à sociedade, mas destaca que a escolha de um condenado por crime brutal  para a promoção de uma marca banaliza os crimes cometidos e a gravidade da violência contra mulher. 

Leia a íntegra da nota:

A Comissão OAB Mulher RJ vem, por meio do seu Grupo de Trabalho de Enfrentamento à Violência de Gênero, repudiar a propaganda veiculada pelo canil Friendsbullkennel, localizado da Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro, a qual mostra o goleiro Bruno Fernandes como garoto-propaganda, posando ao lado de animais da raça American Bully. 

Bruno foi condenado pelo homicídio triplamente qualificado de sua ex-companheira, Eliza Samúdio, tendo reconhecidamente atuado como mandante neste trágico crime. Para ocultar o cadáver, os restos mortais foram dados a cachorros.

Certamente, Bruno tem o direito de trabalhar e de buscar a reintegração social, uma vez que cumpre sua pena em regime semiaberto. No entanto, é inaceitável o menosprezo à brutalidade cometida pelo goleiro, banalizando os crimes cometidos e reduzindo a violência contra a mulher à jocosidade, o que inevitavelmente ocorre quando um indivíduo cujo nome é atrelado ao homicídio de uma mulher é exaltado e utilizado para promover marcas.

O enfrentamento à violência de gênero é uma luta árdua e constante, diante da qual se mostra intolerável a atribuição de notoriedade, em qualquer grau, aos seus algozes. Mais triste ainda é a utilização da imagem do homicida como propaganda num contexto infeliz, relacionando-a ao terrível crime cometido.

Marisa Gaudio
Diretora de Mulheres da OABRJ

Rebeca Servaes
Presidente da Comissão OAB Mulher RJ

Bianca Alves
Coordenadora do Grupo de Trabalho Enfrentamento à Violência de Gênero da Comissão OAB Mulher RJ

Rafaela Magno Kostrzepa Jaworski
Coordenadora da Região dos Lagos da Diretoria de Mulheres da OABRJ e presidente da OAB Mulher de Iguaba Grande

Alice da C. Alexandre Brum
Presidente da Comissão OAB Mulher de Cabo Frio e Arraial do Cabo

Marcia de Oliveira Tostes Ferreira
Presidente da OAB Mulher de São Pedro da Aldeia

Isabella Jardim
Presidente da Comissão OAB Mulher Araruama

Gleyde Selma Moraes Santos
Presidente da OAB Mulher de Saquarema

Ana Carino
Presidente da OAB Mulher de Armação dos Búzios