ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SP E ENTIDADES SE MOBILIZAM NESTA TERÇA-FEIRA CONTRA AUMENTO DA PIS/COFINS
Em seminário na ACSP, entidades apresentam documento a ser enviado ao Congresso, criticando proposta do governo federal de alterar PIS/COFINS para serviços e pequenos negócios; “ao contrário do que anuncia, o governo vai elevar drasticamente a carga tributária para estes setores”, diz Alencar Burti
A Associação Comercial de São Paulo realiza, na próxima terça-feira (25/8), seminário para debater a proposta do governo federal de alterar a sistemática de cálculo da PIS e da COFINS, aumentando o valor das contribuições para o setor de serviços e os pequenos negócios.
Intitulado “PIS/COFINS para serviços – simplificação ou aumento?”, o evento terá início às 8h30 na sede da ACSP, que fica no centro da capital paulista.
“O governo diz que a proposta tem o objetivo de simplificar a apuração das contribuições. Mas, ao contrário do que se anuncia, isso vai elevar drasticamente a carga tributária para o setor de serviços e os pequenos negócios, em especial para as empresas que recolhem as contribuições com base no regime cumulativo, que deverá ser extinto com a medida”, critica Alencar Burti, presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo.
O seminário reunirá representantes dos setores econômicos mais afetados e especialistas para debater e expor o impacto previsto nas suas atividades, especialmente em um cenário de estagnação econômica e desemprego. “Também falaremos sobre as consequências, para o mercado consumidor, do repasse do aumento da tributação nos preços, gerando mais inflação”, completa Burti.
Após a abertura do evento, os participantes assistirão a uma palestra de Gilberto Luiz do Amaral, tributarista e presidente do Conselho Superior do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).
As entidades participantes farão seus comentários e apresentarão um documento contemplando seu posicionamento – o material será enviado ao Congresso.
Participam do seminário “PIS/COFINS para serviços – simplificação ou aumento?” José Maria Chapina Alcazar, coordenador do Conselho do Setor de Serviços da ACSP, e representantes de entidades como SECOVI, OAB-SP, SESCON-SP, IBRACON e SINDHOSP.
São parceiros da ACSP no evento: Facesp; AESCON-SP (Associação das Empresas de Serviços Contábeis); SESCON-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de SP); Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de SP), OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de São Paulo); FESESP (Federação de Serviços do Estado de SP); IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação); AMB (Associação Médica Brasileira); SINDHOSP (Sindicato dos Hospitais do Estado de SP); FEHOESP (Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de SP); Fórum Permanente em Defesa do Empreendedor; SINSTAL (Sindicato Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços e Instaladoras de Sistemas de Redes de TV por Assinatura); SECOVI-SP (Sindicato da Habitação do Estado de SP).
As inscrições estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas no portal da ACSP