INSS FECHA AGÊNCIAS DE SP E RJ; VEJA COMO FICAM OS SERVIÇOS E HORÁRIOS AGENDADOS
Em São Paulo e no Rio de Janeiro, as agências do INSS ficarão fechadas até 1º de abril, em cumprimento dos decretos que anteciparam os feriados e visam ampliar o isolamento social para diminuir o contágio pela Covid-19.
O INSS está entrando em contato com segurados que possuem agendamento nesses dias nas agências localizadas nos municípios onde vigoram os decretos para informar sobre o cancelamento e reagendar o atendimento. No entanto, alguns contatos podem ser inviabilizados devido a desatualização dos cadastros.
Se você for segurado com horário agendado nesses dias e não receber nenhuma ligação do Instituto, deve ligar para o telefone 135 e remarcar o atendimento. O INSS orienta os segurados a não se dirigirem às agências durante esse período.
Em São Paulo, o Decreto Municipal nº 60.131/2021 antecipa cinco feriados no município: Corpus Christi, Consciência Negra e aniversário da cidade de 2021, e Corpus Christi e Consciência Negra de 2022. No estado do Rio de Janeiro, a Lei Estadual nº 9224, de 24 de março de 2021, criou três feriados estaduais, nos dias 26 e 31 de março e 1º de abril, além de antecipar os feriados de Tiradentes (21 de abril) e São Jorge (23 de abril) para os dias 29 e 30 de março, respectivamente.
Serviços do INSS remotos
Quase todos os serviços do INSS podem ser acessados a distância, pelos canais remotos de atendimento: Portal Meu INSS (aplicativo e site) e Central Telefônica 135.
Pelo Portal Meu INSS, o cidadão pode requerer benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial. No canal, o cidadão pode solicitar orientação da assistente virtual Helô sobre os serviços disponíveis e o uso do Meu INSS.
Pelo telefone 135, é possível fazer inscrição na Previdência Social, obter orientações, esclarecer dúvidas, solicitar benefícios e agendar atendimento presencial, entre outros serviços.
Exigência Expressa
Durante o período de fechamento das unidades em São Paulo e Rio de Janeiro, também ficará suspenso o serviço Exigência Expressa, que possibilita ao segurado que já fez algum requerimento ao Instituto entregar cópias de documentação complementar, por meio do depósito em urnas localizadas em frente às agências.
Os segurados que precisarem apresentar documentação complementar nesse período podem anexar cópias digitalizadas dos documentos solicitados no Portal Meu INSS.
Agências em São Paulo:
>> Região Metropolitana
ABC Paulista
Mauá, Ribeirão Pires, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul: de 29 de março a 1.º de abril
Região de Osasco
Santana de Parnaíba: 31 de março e 1º de abril
Barueri, Cotia e Osasco: de 29 de março a 1º de abril
Taboão da Serra: de 26 de março a 1º de abril
>> Interior
Araras: de 29 de março a 1º de abril
Bragança Paulista: de 29 de março a 1º de abril
Mogi-Guaçu: 1º de abril
Piracicaba: 29 de março
Rio das Pedras: de 29 de março a 1º de abril
São Roque: 31 de março e 1º de abri
Agências na região Norte e Centro-Oeste reabrem
Já as agências do INSS que tiveram atendimentos suspensos por duas semanas, nos estados das regiões Norte e Centro-Oeste, reabrem na segunda-feira (29) mas, em razão da pandemia da Covid-19, apenas atendimentos agendados estão sendo realizados nas agências.
Em todas as unidades estão sendo adotadas rigorosas medidas, visando atender aos protocolos de proteção e prevenção ao contágio para enfrentamento da emergência de saúde pública.
Nas agências onde são realizados os serviços de Perícia Médica e Avaliação Social – definidas como atividades essenciais pelo Decreto nº 10.282, de 20 de março de 2020, da Presidência da República – não haverá atendimento para os demais serviços do INSS, a fim de proporcionar maior segurança para os cidadãos.
Já nas localidades onde vigore decreto municipal/estadual determinando fechamento do comércio e outras atividades para ampliar o isolamento social e conter o avanço da Covid-19, o INSS analisará pontualmente a situação de cada unidade para determinar a manutenção ou não dos atendimentos.