SP: CONSUMIDOR PODE BLOQUEAR CONTATO DE TELEMARKETING POR WHATSAPP E SMS
Consumidores do Estado de São Paulo que não desejam ser incomodados com ligações de telemarketing podem aplicar o bloqueio no telefone.
Desde 10 de março, a nova legislação estadual permite ao consumidor inscrever até cinco linhas telefônicas de sua titularidade (fixo ou celular) no serviço "Não me ligue", do Procon-SP.
Agora, as empresas também não poderão enviar mensagens SMS ou por aplicativos (via Whatsapp, por exemplo) buscando o titular da linha ou terceiro. Elas também não poderão fazer ligações ou enviar mensagens com o objetivo de fazer cobranças de qualquer natureza.
Trinta dias após o cadastro do telefone no site do Procon-SP, as empresas de telemarketing e fornecedores de produtos ou serviços que utilizam este serviço não poderão mais fazer ligações ou enviar mensagens para o número. A legislação não atinge empresas que pedem doações.
Mesmo que o consumidor esteja com dúvidas, se o telefone estiver inscrito no "Não me Ligue", não receberá ligações de cobrança. Empresas que desrespeitam o bloqueio serão multadas.
Não me ligue
De acordo com o Procon-SP, uma vez inscrito, o número de telefone permanecerá no cadastro por tempo indeterminado. O consumidor pode fazer a exclusão da linha a qualquer momento e também autorizar ligações de uma ou mais empresas das quais deseja receber ligações ou mensagens.
A regra, que atinge empresas que atuam em todo o país, vale para ligações ou mensagens feitas diretamente por funcionários da empresa, por terceiros contratados, por gravações ou qualquer outro meio.
Desde que o serviço "Não me ligue" entrou em vigor, em 2009, foram cadastradas mais de 2,8 milhões de linhas telefônicas e registradas quase 2 mil reclamações. O Procon-SP afirma já ter aplicado 348 multas, que juntas somam cerca de R$ 260 milhões.
Como bloquear telemarketing
Para se cadastrar no serviço “Não me Ligue” e bloquear contato de telemarketinge cobranças, acesse o ste: https://bloqueio.procon.sp.gov.br e clique em "cadastre seu telefone aqui".
- Preencha o formulário com seu nome, CPF, RG e endereço completo e crie uma senha.
- Informe os números de telefone que deseja bloquear para as chamadas de telemarketing. Eles devem estar registrados em seu CPF;
- É possível cadastrar até cinco telefones (fixo ou celular);
- Clique no quadrado "li e aceito", para declarar que as informações prestadas são verdadeiras.
- Clique em cadastrar;
- Em 30 dias, as ligações para os números cadastrados devem parar.
Caso o consumidor bloquear o telefone e continuar recebendo ligações após os 30 dias, pode clicar em "denuncie aqui" e preencher o formulário.