EMPREGADOR DOMÉSTICO: RESTITUIÇÃO PODE SER FEITA PELO E-CAC
Foto de Sora Shimazaki no Pexels (modificada)
Usuários já podem solicitar a restituição do empregador doméstico por meio do Portal e-CAC. O serviço está relacionado aos pagamentos efetuados por meio do Documento de Arrecadação do eSocial (DAE) que tenham sido recolhidos indevidamente ou em valor maior do que o devido.
Para solicitar o serviço, o interessado deve acessar o e-CAC, procurar a função ‘Restituição e compensação” e depois “Acessar pedido de restituição do empregador doméstico”.
Restituição Empregador Doméstico
Somente será possível pedir a restituição se houver saldo disponível no DAE relativo a um dos tributos. O valor do pedido é limitado ao saldo disponível de cada tributo e o pedido de restituição é limitado aos dados enviados nos últimos cinco anos.
No portal e-CAC, o cidadão pode consultar o andamento dos seus pedidos de restituição, alterar seus dados, corrigir dados bancários para recebimento de restituição ou cancelar pedidos de restituição.
A alteração de informações e o cancelamento de solicitações são permitidos desde que o valor a restituir ainda não tenha sido utilizado em compensação de ofício, ou seja, que o valor não tenha sido usado para quitar outro débito pendente.
Assim que a solicitação for enviada o solicitante irá receber o número do processo. Caso o valor da restituição seja usado para quitar débito por meio da compensação de ofício ou a ordem bancária for emitida, a situação do pedido mudará para ‘restituído’ ou ‘restituído parcialmente’.
Para solicitar a restituição do empregador doméstico pelo portal e-CAC não é necessário ter certificado digital. A solicitação pode ser feita com código de acesso ou com senha do acesso Gov.br.
Os tributos atendidos pelo serviço são: o imposto sobre a renda da pessoa física e a contribuição previdenciária, no caso do trabalhador, e a contribuição patronal previdenciária e seguro contra acidentes do trabalho, no caso do empregador. Já a restituição de valores relativos ao FGTS não é administrada pela Receita Federal e deve ser solicitada à Caixa Econômica.
Status da solicitação
Entenda o que significa cada situação do processo de solicitação da restituição:
Em revisão: o pedido está sendo analisado;
Deferido total: o pedido foi aprovado e o valor será restituído;
Deferido parcialmente: apenas parte do valor foi aprovado e será restituído;
Restituído: o valor foi pago ou usado para compensar uma dívida com a Receita;
Restituído parcialmente: parte do valor foi utilizado e mas há saldo;
Cancelado: o pedido foi cancelado pelo contribuinte, sem utilização do crédito;
Indeferido: o pedido foi negado;
O sistema informará caso existam dívidas pendentes que possam ser compensadas (compensação de ofício).
A pessoa poderá então consultar as dívidas e autorizar a compensação. Se não autorizar a compensação no prazo de 15 dias, contados a partir do aviso, a compensação será realizada automaticamente. Após a compensação, caso sobre algum valor, ele ficará disponível para restituição.