REGISTROS DE VACINADOS: JUSTIÇA DÁ PRAZO DE DEZ DIAS PARA PREFEITURA DO RIO ACEITAR TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA PROPOSTO PELO M
A Prefeitura do Rio terá dez dias para responder se aceita o Termo de Ajustamento de Conduta proposto pelo Ministério Público para que a instituição tenha acesso aos sistemas informatizados de registros de vacinados contra a COVID-19 no município. A decisão é do juiz Marcello Alvarenga, da 9ª Vara de Fazenda Pública, numa ação para fiscalizar e acompanhar a campanha de vacinação na cidade do Rio.
Caso o documento seja assinado, a Prefeitura irá, em 15 dias, fornecer ao MP acesso à consulta direta ao sistema com as informações relativas à campanha municipal de vacinação.
Outras cláusulas, como a autorização apenas para consultar, e não alterar ou incluir informações, e respeitar o sigilo dos dados, utilizados apenas para instruir eventuais investigações e ações civis públicas, estão previstas no TAC.
O processo foi aberto em janeiro deste ano após denúncia de que as doses estariam sendo desviadas e aplicadas em grupos que não estavam incluídos entre os prioritários.