PJ: CONTRATAÇÕES DE CRÉDITO CRESCEM 45% EM UM ANO
Foto de Kindel Media no Pexels
O coronavírus impactou fortemente a atividade de incontável número de empresas. Muitas delas tiveram até mesmo que interromper suas operações. Diante das restrições, inúmeras precisaram de crédito extra. Na Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, essa busca decretou um aumento de 45% no volume de contratações em um ano.
Segundo dados da cooperativa, o montante passou de R$ 330 milhões, em abril de 2020, a 480 milhões, em 2021. Além disso, foram abertas mais de 1.750 contas para PJ neste mesmo período.
Ana Carrera, gerente de desenvolvimento de negócios na Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, explica que esse aumento foi registrado em mais de uma linha de crédito. Por isso, considera muito importante que a busca seja adequada ao objetivo de cada empresa. Exatamente porque a situação não é a mesma para todas, já que, enquanto algumas empresas precisam de recursos para resolver dificuldades geradas pela pandemia, outras viram oportunidade de ampliar os negócios em meio à crise.
“Existem boas opções no mercado que, com um bom planejamento financeiro, podem ser ótimas alternativas para abrir uma empresa, resolver problemas pontuais e até mesmo aumentar as possibilidades do negócio, contribuindo para alcançar objetivos mais rapidamente”, diz Ana.
Para ajudar os empreendedores, a especialista diferenciou as principais linhas de crédito disponíveis no mercado para PJ.
Crédito para capital de giro
É uma alternativa que poderá garantir um fluxo de caixa saudável. Com ele, é possível financiar o ciclo operacional da empresa e cobrir despesas como compra de matéria-prima e mercadorias, assim como viabilizar o pagamento de tributos, encargos, fornecedores e folha de pagamento.
Um de seus benefícios é o prazo mais longo de pagamento, que poderá ser contratado para até 36 meses. Além disso, como o limite de crédito só é disponibilizado de acordo o faturamento da empresa, há maior segurança quanto ao endividamento. Normalmente, quem contrata são aquelas empresas que necessitam de crédito para garantir o pagamento das despesas de curto prazo.
Antecipação de recebíveis
É uma linha que apoia as empresas, oferecendo liquidez ao seu faturamento a prazo e aumentando o poder de seu capital de giro, sem prejudicar a relação de compra e venda com os clientes. Assim, é possível otimizar o fluxo de caixa, antecipando o recebimento das vendas feitas a prazo com cheques pré-datados, boletos (duplicatas e notas promissórias) e cartões.
“Para aqueles que necessitam antecipar os valores recebidos, a partir de vendas feitas a prazo, essa é uma ótima linha de crédito. Com a antecipação, os clientes pagam a prazo e o dono do negócio recebe a vista”, diz Ana.
Crédito rotativo/conta garantida
O crédito rotativo é um limite pré-contratado, disponível conforme a demanda do negócio. Dessa forma, a empresa conta com o recurso para atender a eventuais necessidades emergenciais de fluxo de caixa. A grande flexibilidade no uso é um dos benefícios. O contratante pode escolher quais garantias deseja vincular à operação, conforme a modalidade contratada – aval, cheques, duplicatas e bens. O prazo para pagamento é de até 12 meses e os encargos são debitados direto na conta corrente.
Crédito automotivo
Linha de crédito que financia a aquisição de veículos novos e usados, nacionais ou importados, para adquirir, renovar ou ampliar a frota da empresa. O limite é disponibilizado de acordo com os rendimentos do negócio e do tempo de fabricação do veículo. O pagamento pode ser feito de forma parcelada e as parcelas são debitadas da conta corrente.