SETOR DE SERVIÇOS BRASILEIRO VOLTA A SE RECUPERAR COM O AVANÇO DA VACINAÇÃO
Pexels
O setor de serviços registrou expansão pela primeira vez no ano em junho de 2021, segundo a IHS Markit. Entre os motivos para a retomada estão o avanço da vacinação contra a covid-19 no Brasil e a flexibilização das medidas de combate à pandemia, na avaliação da consultoria.
O Índice de Atividade de Negócios do setor de serviços, desenvolvido pela IHS Markit, passou de 48,3 em maio para 53,9 em junho. Foi o 1º mês de 2o21 em que o índice ficou acima de 50 pontos. Eis a íntegra dos dados (32 KB) e a análise (136 KB) de junho do cenário brasileiro.
O indicador da IHS Markit varia de 0 e 100 em comparação com o mês anterior. Uma pontuação de 50 indica estabilidade frente o período antecessor. Acima de 50 sinaliza melhora e, abaixo de 50, piora. A pontuação é feita a partir de respostas de cerca de 400 empresas do setor a um questionário da consultoria. Os dados brasileiros de junho foram coletados do dia 11 ao 25.
Os participantes afirmam que os motivos da melhora foram a flexibilização de algumas restrições da pandemia, o progresso da vacinação e um aumento de demanda.