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COMO PROTEGER SEU CARTÃO DE CRÉDITO EM TRANSAÇÕES ONLINE

Como proteger seu cartão de crédito em transações onlineFoto: Pexels

As lojas que ainda não contavam com e-commerces precisaram se reinventar durante a pandemia, e aqueles que já investiam nesse setor tiveram a  possibilidade de potencializar suas vendas, aprimorando seus serviços.

A migração e adaptação para o digital trouxe uma nova realidade, na qual compras de supermercado, farmácia, padaria e bens duráveis já podem ser feitas totalmente online, fazendo com que dados pessoais e bancários sejam utilizados muitas vezes em diferentes plataformas.

Por isso, o comprador deve tomar dobrar seus cuidados e sua atenção para evitar expor dados financeiros em sites duvidosos ou preencher formulários que peçam esse tipo de informação

Em julho, em entrevista à CNN Brasil, a empresa antifraude Konduto analisou mais de 25 milhões de compras eletrônicas em junho e constatou que 280 mil transações foram fraudulentas.

Para evitar este tipo de fraude, o consumidor pode ficar atento às seguintes situações:

  • Atenção aos sites falsos: um dos golpes mais comuns é a tentativa de reprodução de sites conhecidos. Os golpistas criam um site muito similar ao original, mudam uma letra ou outra no url do site e oferecem produtos e serviços falsos, roubando dados de cartões;
  • Utilize o cartão virtual: evite usar os dados do seu cartão de crédito físico nas compras online. Opte por gerar cartões virtuais, que são mais fáceis de serem bloqueados, sem comprometer a versão original;
  • Fatura controlada: acompanhe os lançamentos em seu cartão, muitos golpes costumam cobrar poucos reais ou mesmo centavos muitas vezes de uma mesma conta até acumular uma quantia relevante e o titular pode nem perceber;
  • Novas empresas: confira as redes sociais e o sites de reclamação de serviços para saber mais sobre a reputação daquela empresa antes de inserir seus dados;
  • Ative as notificações: no seu smartphone, opte por sempre deixar todas as notificações de seus bancos ativadas, pois a maioria costuma enviar um aviso quando alguma transação foi feita. Nesse caso, pode alertar caso um terceiro tenha utilizado.