TJRJ E MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS ASSINAM CONVÊNIO PARA INCENTIVAR JOVENS APRENDIZES
C.M.T., de 15 anos, já faz planos para o seu primeiro salário. A adolescente vai fazer o curso profissionalizante de padeiro e confeiteiro e começará a trabalhar no dia 4 de outubro como jovem aprendiz.
“Pretendo colocar aparelho nos dentes e abrir uma poupança”, conta, sorridente.
C. é uma das jovens beneficiadas pelo Termo de Cooperação firmado entre o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), o Município de Petrópolis e a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (COMDEP). A solenidade de assinatura foi realizada na tarde desta sexta-feira, (17/9), na Fundação Educacional Princesa Isabel (FEPI), na cidade serrana.
A iniciativa visa o encaminhamento de jovens indicados pela Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Petrópolis (preferencialmente em vulnerabilidade social, de baixa renda ou que tenham medida socioeducativa ou medidas protetivas aplicadas) para que sejam contratados como aprendizes na COMDEP. Inicialmente, o acordo irá gerar 40 vagas.
Na oportunidade, o presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, conheceu a FEPI. A fundação foi inaugurada em 2006 e oferece cursos profissionalizantes, artísticos e culturais para cerca de 500 crianças e adolescentes da região.
“A emoção contagiou a todos ao visitarmos a fundação, que leva um nome histórico, um nome de quem, pela sua vida e trajetória, sempre se preocupou com os menos favorecidos e injustiçados: a princesa Isabel. O trabalho, que hoje conheci, nos faz ter certeza do dever que todos nós temos de ajudar a sociedade. Temos que trabalhar para que todas as pessoas tenham condições de progredir, de ter seu valor reconhecido e de ter capacidade de desenvolver-se emocionalmente, profissionalmente e culturalmente”, afirmou o magistrado.
Durante a solenidade, o juiz auxiliar da Presidência do TJRJ Alexandre Teixeira de Souza apresentou um vídeo sobre a FEPI. Ele agradeceu a todos que apoiam o trabalho da fundação e destacou a presença do presidente do TJ no evento. O magistrado falou sobre as iniciativas do Tribunal de Justiça para promoção de uma sociedade mais justa e igualitária, como, por exemplo, a assinatura do termo de cooperação da Comlurb, que criou 924 vagas para jovens aprendizes, a criação do Núcleo de Atendimento Integrado (Nai) para adolescente em conflitos com a lei e o recente convênio assinado com a Prefeitura do Rio para inserir no mercado de trabalho mulheres que enfrentam processos judiciais de violência doméstica.
Em sua fala, o prefeito interino de Petrópolis, Hingo Hammes, destacou a importância de motivar os jovens e criar oportunidades para inseri-los no mercado de trabalho.
Ao final do evento, o vereador Dudu, da Câmara Municipal de Petrópolis, homenageou os integrantes da mesa com a moção de congratulação.
Compuseram a mesa do evento o presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira; o prefeito Hingo Hammes; o juiz auxiliar da Presidência do TJRJ Alexandre Teixeira de Souza; o diretor do Fórum e juiz em exercício na Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca de Petrópolis José Cláudio de Macedo Fernandes; e o diretor-presidente da COMDEP Leonardo Kienle Fernandes. Também prestigiaram a solenidade o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, desembargador Cláudio Dell’Orto; o juiz dirigente do 3º NUR Marcelo Machado da Costa; o presidente da Câmara Municipal de Petrópolis Fred Procópio Mendes, entre outras autoridades.