ENTENDA OS BENEFÍCIOS DO MARKETING DE RELACIONAMENTO PARA SUA EMPRESA
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Durante a pandemia, várias empresas tiveram de se adaptar a uma realidade completamente nova, em que o marketing praticamente se limitava ao mundo virtual. Com o fim da propaganda “boca-a-boca”, empresários e comerciantes se viram obrigados a aprender novas maneiras de prospectar e fidelizar clientes.
Segundo o Dr. Éber Feltrim, especialista em gestão de negócios na área de saúde, a melhor maneira de tirar proveito desse momento é utilizando o Marketing de Relacionamento. Para ele, a internet, seja por meio de um site, mídias sociais ou plataforma e-commerce, facilita e agiliza o acesso às informações sobre a empresa, seus produtos e serviços. “Para fidelizar um cliente, você precisa conhecê-lo e se relacionar com ele. Com a pandemia, as pessoas têm optado cada vez mais pelo relacionamento on-line, seja para compra, pesquisa ou até avaliação”, destaca.
O especialista ainda fala sobre a importância de ser ativo dentro das redes sociais, mas com foco em um serviço de qualidade, oferecendo um bom atendimento nas redes, sendo uma excelente maneira de cativar o seu público e melhorar a relação com os clientes. “Isso ajuda a transmitir uma imagem de segurança e confiabilidade para o seu negócio. Responder todos os comentários, ser ágil para responder mensagens e lidar bem com as críticas são apenas alguns dos pontos cruciais para se dar bem na internet”, conta o especialista.
Outra dica válida no marketing de relacionamento é não falar só sobre sua marca e seus benefícios o tempo todo, já que isso soa distante dos seus clientes. Descubra quais são os gostos, preferências e interesses dos seus seguidores. O desafio, nesse caso, é entender exatamente o que oferecer em seu serviço, sem ser chato e forçado.
Éber termina constatando que tudo isso pode reverter grandes contratempos que várias empresas enfrentam. “Ao compreender isso, sua marca vai conseguir enviar um e-mail personalizado para um usuário que não completou uma compra e abandonou o carrinho, ou um consumidor indeciso que não conseguiu escolher o que comprar. Esses são os primeiros passos para um marketing mais humanizado, e isso pode auxiliar a concluir vendas e fidelizar clientes”, finaliza o especialista em gestão.