TECNOLOGIA PERMITE “RAIO-X” DO ESTOQUE EM TEMPO REAL E AJUDA LOJISTAS A SE PLANEJAREM PARA A BLACK FRIDAY
Foto de Ron Lach no Pexels
Oficialmente, a Black Friday será no dia 26, mas muitos lojistas planejam promoções para todo o mês de novembro, ainda mais com a retomada de 100% das atividades do comércio e com expectativas de recuperar o fôlego após a recessão de compras sofrida na pandemia.
Uma boa estratégia para a data é checar o estoque para visualizar os produtos disponíveis e, assim, criar ações promocionais mais assertivas. “É uma data com alta demanda de produtos, por isso, a gestão dos estoques é uma vantagem competitiva e será decisiva para os resultados de qualquer negócio na Black Friday”, ressalta Juliano Mortari, CEO da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV).
Outra estratégia é identificar a cobertura de estoque a partir da relação entre saldo em estoque e média de vendas (peças vendidas/número de dias do período desejado). Você pode ter esse dado a partir de relatórios dentro da ferramenta da VarejOnline, já com uma análise completa, ou calcular a partir da fórmula: número de peças do estoque dividido pela média de vendas, assim, você obtém um parâmetro para as próximas vendas e tem um planejamento mais satisfatório.
O sistema criado pela VarejOnline ainda permite que o lojista mapeie o tempo de inatividade do estoque e escolha itens para trabalhar com promoções e até queimas de estoque, o que atrai bastante público, já que, em 59% dos casos, o que leva as pessoas a comprarem na Black Friday é aproveitar promoções e preços baixos, segundo a pesquisa Neotrust Pré Black Friday 2021.
“Lojistas que unem tecnologia à expertise de vendas conseguem criar estratégias mais adequadas à necessidade do seu público e assim alcançar melhores resultados de vendas na Black Friday e em qualquer outra boa oportunidade de data para o comércio”, garante Mortari.
Mapear o estoque também ajuda na prevenção de fraudes e permite uma visão ampla do seu negócio. Com essa tecnologia é possível entender o que vende mais e o que vende menos, quais produtos estão parados e assim fazer uma ação direcionada, além de encontrar quais produtos são sazonais, dessa forma, é possível preparar o estoque em determinadas épocas do ano, como na Black Friday.