DESEMBARGADORES DO TRF2 RECEBERAM NA SEGUNDA-FEIRA, 29, MEDALHA DO MÉRITO ELEITORAL EM SOLENIDADE NO TJ-RJ
O vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, desembargador federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama, e o desembargador federal Reis Friede receberam na segunda-feira, 29/11, a Medalha do Mérito Eleitoral, outorgada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). A solenidade foi realizada no Plenário do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e foi conduzida pelo presidente do TRE-RJ, desembargador Claudio Luis Braga Dell’ Orto.
Também integram a lista dos 19 agraciados deste ano o desembargador federal Guilherme Couto de Castro, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luiz Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Mauro Luiz Campbell Marques e Carlos Bastide Horbach, os desembargadores do TJRJ Henrique Carlos de Andrade Figueira, Ricardo Rodrigues Cardozo e Luiz Fernando de Andrade Pinto, os juízes estaduais Fernanda Xavier de Brito, Maria Aglaé Tedesco Vilardo, Ricardo Alberto Pereira e José Alfredo Soares Savedra, o governador do Estado do Rio de Janeiro Cláudio Bomfim de Castro e Silva, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado estadual André Ceciliano, a advogada Vânia Siciliano Aieta, e os servidores do TRE-RJ, Ismael Cristovão Moreira Cesar de Moura e Denise André de Lima, esta in memoriam.
A entrega das medalhas foi efetuada pelo desembargador dell’Orto e pelo vice-presidente e corregedor do TRE-RJ, desembargador Elton Martinez Carvalho Leme. Na cerimônia, também transmitida pelo canal do TRE-RJ na plataforma Youtube, o presidente da Corte agradeceu pela contribuição dos homenageados em favor do fortalecimento da Justiça Eleitoral que, lembrou, tem a seu cargo a efetivação da vontade popular na escolha de seus governantes: “Nossa grande meta é a construção de uma Justiça Eleitoral forte e eficaz e, para isso, temos contado com o apoio dos recursos tecnológicos e a inteligência e capacidade dos servidores”, afirmou, e completou: “A Justiça Eleitoral é responsável pela realização da democracia e é imprescindível para a consumação de uma sociedade cada vez mais justa e pluralística”.
Falando em nome dos agraciados, o governador Cláudio Castro destacou a importância da honraria e também destacou o empenho dos agraciados, lembrando a atuação que tiveram na última eleição, realizada em um período crítico da pandemia de Covid-19: “Foi uma eleição incomparavelmente desafiadora e o TRE do Rio de Janeiro foi capaz de efetuá-la com uma competência ímpar”, concluiu.
Instituída em 1997, a Medalha do Mérito Eleitoral do TRE-RJ é conferida anualmente àqueles e àquelas que tenham se sobressaído pelo relevante serviço prestado à Justiça Eleitoral ou à cultura jurídica.
De toga, a partir da esquerda, desembargadores dell’Orto e Elton Leme. Também na foto, a partir da esquerda, desembargadores Aluisio Mendes e Guilherme Calmon (2º e 3º, a partir da esquerda) e Theophilo Miguel (penúltimo)