Ver mais notícias

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL E ON-LINE DO CCJF PARA DEZEMBRO

O Centro Cultural Justiça Federal anuncia os próximos eventos e cursos previstos em sua programação, on-line e presencial, para o mês de dezembro. Confira abaixo os detalhes das diversas atrações oferecidas, englobando variados segmentos de arte e cultura.

A programação, completa e atualizada, pode ser acessada pelo site do CCJF (https://www10.trf2.jus.br/ccjf).

Importante ressaltar que o CCJF segue todos os protocolos sanitários de prevenção à COVID-19.

Centro Cultural Justiça Federal – CCJF

Endereço: Avenida Rio Branco nº 241, Centro, Rio de Janeiro, RJ.

Horário de Funcionamento: terça a domingo, das 11h às 19h.

Atividades on-line
RODA DE CONVERSA
Webinário Justiça e Arte – reflexões de uma fotógrafa dentro de um presídio feminino

A artista Nana Moraes e o curador da exposição Ausência: correspondência fotográfica (em cartaz até 07 de fevereiro), Milton Guran, são convidados a pensar a ideia de justiça na arte a partir de sua mostra, que aborda o universo de mulheres em situação de encarceramento. Reunir estes artistas em torno deste tema em um mês em que se presta homenagem a tantas instituições e ações ligadas aos direitos humanos como a Justiça, o Ministério Público, a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Inclusão Social, além de lembrar estas importantes datas, dá visibilidade a uma discussão que não interessa apenas a pessoas ligadas à Arte ou ao Direito, mas a toda sociedade.

Data: 14/12

Horário: 18h

Público-alvo: artistas, juízes, operadores do direito, servidores do judiciário, procuradores, estudantes de história da arte, estudantes de direito e público em geral.

Valor: Gratuito

Classificação Indicativa: livre

Convidados:

Nana Moraes – fotógrafa e artista da mostra Ausência: correspondência fotográfica

Milton Guran – fotógrafo e curador da mostra Ausência: correspondência fotográfica

Simone Schreiber – desembargadora e diretora geral do CCJF

Evandro Salles – assessor institucional do CCJF

Mediação: Elaine Pauvolid – diretora cultural do CCJF

Local: Plataforma Zoom do CCJF

Link de acesso: https://trf2-jus-br.zoom.us/j/84874180388

ID do webinário: 848 7418 0388

PALESTRA
Descomplicando Projetos Culturais

As produtoras culturais Sandra Pedroso e Daniele Dantas darão dicas de como planejar, elaborar, executar e prestar contas de projetos culturais. Até mesmo produtores experientes têm dificuldade ao elaborarem projetos para editais e leis de incentivo. A proposta é desmistificar o assunto, mostrando como elaborar e planejar bem resulta em boa execução e adequada prestação de contas.

Data: 9/12

Horário: das 12h às 13h30

Público-alvo: produtores culturais e demais interessados no tema

Valor: Gratuito

Classificação Indicativa: livre

Convidadas:

Sandra Pedroso, produtora cultural e social, profissional da contabilidade, doutoranda em Ciências Empresariais e Sociais na Universidad de Ciências Empresariales Y Sociales, Buenos Aires, Argentina e bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Santa Úrsula/RJ. Diretora do Ateliê de Cultura.

Daniele Dantas, produtora cultural, mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais, especialista em Estatística Aplicada, Administração Pública Municipal e em Análise Ambiental e Gestão do Território e doutoranda em Ciência da informação.

Local: YouTube do CCJF

MÚSICA
Série Violões da AV-Rio

Concerto on-line

A AV-Rio convida três dos principais solistas do Rio de Janeiro: Maria Haro, Cyro Delvizio e Fábio Adour. Depois de uma interrupção de 22 meses, tendo realizado o último recital na Sala das Sessões do CCJF em março de 2020, a Associação de Violão do Rio retorna à este lindo espaço com um divertido. recital.

Data: 7/12

Horário: 20h

Local: site do CCJF

Classificação indicativa: livre

Músicos:

MARIA HARO – Nascida em Montevidéu-Uruguai, é brasileira naturalizada. Bacharel em Música pela UNIRIO, Mestre em Música pela UFRJ, professora de violão na UNIRIO.

FÁBIO ADOUR – Professor do Departamento de Musicologia e Educação Musical e do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ, ex-professor da Escola de Música da UFMG e do Conservatório Brasileiro de Música; Doutor em Educação pela UFMG; Mestre em Música pela UFRJ; Bacharel em violão pela UNI-RIO. Leciona, na UFRJ, é arranjador, compositor e suas peças e arranjos vêm sendo executados e gravados regularmente por intérpretes consagrados.

CYRO DELVIZIO – é um dos mais destacados violonistas, compositores e pesquisadores de sua geração, fundador do Duo Cancionâncias, solista, compositor com mais de 50 obras para as mais diversas formações (de instrumento solo a grande orquestra), Doutor em Artes/Performance Musical plea ECA-USP, Mestre em Musicologia pela UFRJ e Bacharel em Violão ´pela UFRJ.

Prelúdio 21 – Música do Presente Convida Sergio Barrenechea (flauta) e Lucia Barrenechea (piano)

Prelúdio 21 é um coletivo composto pelos compositores Alexandre Schubert, J. Orlando Alves, Marcos Lucas, Neder Nassaro e Marcelo Carneiro. A série PRELÚDIO 21 MÚSICA DO PRESENTE segue com o 5° concerto de sua temporada 2021, desta vez convidando Sergio Barrenechea (flauta) e Lucia Barrenechea (piano).

A pianista Lúcia Barrenechea e seu marido, o flautista Sérgio Barrenechea, formam, desde 1989, o Duo Barrenechea, desenvolvendo um intenso trabalho camerístico com a formação de flauta e piano.

Data: 11/12

Horário: 15h

Local: YouTube do CCJF

Classificação indicativa: livre

Músicos convidados:

SÉRGIO BARRENECHEA – flautista, professor e pesquisador. Titular de flauta transversa no Instituto Villa-Lobos/UNIRIO, onde também atua nos
Programas de Pós-Graduação em Música, PPGM e PROEMUS.

LÚCIA BARRENECHEA – pianista, professora e pesquisadora. Atualmente é professora titular de piano e música de câmara no Instituto Villa Lobos da UNIRIO-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, onde também atua no Programa de Pós-Graduação em Música e no Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais.

Série Violões da AV-Rio – apresenta Nicolas de Souza Barros: violão de 7 cordas

Concerto on-line

Neste recital pioneiro, Nicolas de Souza Barros apresentará as primeiras audições para o violão de 7 cordas de obras como a Chaconne BWV 1004 de J. S. Bach, a Fantasia Cromática P. 71 de J. Dowland, o 1o Movimento da Sonata para Guitarra de Antonio José e a Passacaille de A. Tansman, além de obras de H. I. F. von Biber, S. L. Weiss, L. van Beethoven e A. Barrios. Ele obeteve seu primeiro violão de 7 cordas em maio de 2021 e montou um repertório para o instrumento, através de variados arranjos de música antiga e adaptações de obras compostas para o violão tradicional de 6 cordas.

Data: 14/12

Horário: 20h

Local: Site do CCJF

Classificação indicativa: livre

Músico convidado:

NICOLAS DE SOUZA BARROS – Doutor em Música, Professor Titular da UNIRIO e um dos mais conceituados especialistas brasileiros em instrumentos eruditos de cordas dedilhadas, como os violões de 6, 7 e 8 cordas, alaúdes variados e as guitarras barroca, renascentista e romântica, entre outros.

Atividades presenciais

MÚSICA
Música no museu

Música no Museu orgulha-se em dar continuidade ao RioWindsFestival agora na sua 12ª versão. O RioWindsFestival acompanha os festivais anuais da Sociedade Internacional de Dupla Reed, que apresenta oboistas e fagotistas do mundo inteiro e seu curador é o oboista Harold Emert, que foi primeiro oboista da OSB.

Data: 1/12

Horário: 18h

Local: Sala de Sessões do CCJF

Valor: gratuito

Classificação indicativa: livre

Programa: Clássicos Internacionais
Músicos: Plumeria Winds – USA – Rachel Messing, oboé, Andrea Vos Rochefort, clarineta, Scott Pool, fagote.

EXPOSIÇÕES
INFERNO DE DANTE E “RIVIERE”

de Valentina Vannicola

A exposição conta com duas séries de fotografias,”Inferno de Dante” (15 fotografias) e “Riviere”(14 fotografias). Por ocasião da XXI Semana da Língua Italiana no Mundo, iniciativa promovida pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália, cujo tema é, neste ano, o grande poeta Dante Alighieri, o Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro e o Centro Cultural Justiça Federal apresentam uma interessante retrospectiva da artista italiana Valentina Vannicola, composta por dois de seus mais representativos trabalhos.

Período: 28/10/2021 a 7/2/2022

Horário: terça a domingo das 11h às 19h

Local: Galerias do 1º andar do CCJF

Classificação indicativa: livre

Artista: Valentina Vannicola, graduada em Filmologia na Universidade La Sapienza de Roma e na Scuola Romana di Fotografia. Toda a sua prática artística pode ser conduzida ao gênero da fotografia encenada.

AUSÊNCIA – CORRESPONDÊNCIA FOTOGRÁFICA

de Nana Moraes com curadoria de Milton Guran

A exposição inédita é mais um produto do trabalho de Nana Moraes sobre a relação entre mães presidiárias e seus filhos. A artista pratica o que se pode chamar de “fotografia de escuta”, na medida em que empresta seu talento às vozes das pessoas envolvidas no projeto, numa relação de compaixão e simbiose crítica, que marca definitivamente o resultado do projeto.

Período: 28/10/2021 a 7/2/2022

Horário: terça a domingo das 11h às 19h

Local: Gabinete de Fotografia do CCJF, no primeiro andar.

Classificação indicativa: 10 anos

Artista: Nana Moraes, fotógrafa, diretora do Retrato Espaço Cultural e coordenadora do Espaço Educação Valda Nogueira.