Ver mais notícias

CONFIRA DICAS QUE FAZEM A DIFERENÇA NA BUSCA POR UMA RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL

Confira dicas que fazem a diferença na busca por uma recolocação profissional Pixabay

Em um momento de retomada do mercado de trabalho após as duras demissões que ocorreram durante a pandemia, especialmente no começo de 2020, a busca por um novo emprego pode ser ainda mais desafiadora e competitiva que antes da crise econômica.

Nesse contexto mais competitivo que o normal, poucas vagas podem surgir, ou de forma mais lenta, além da falta de feedbacks ao currículo enviado e pode frustrar o candidato com as respostas negativas.

Esses sentimentos são compreensíveis, mas é preciso lembrar que quem seleciona os candidatos são pessoas reais, e essa pode ser, inclusive, a chave para obter sucesso em um processo seletivo.  Afinal, assim como o candidato busca uma colocação ideal para si, os recrutadores também têm critérios que precisam ser atendidos. E com inúmeras candidaturas lotando a caixa de emails, o primeiro passo muitas vezes é cortar àqueles que, à primeira vista, não se encaixam no perfil desejado. 

Esse processo pode parecer arbitrário, mas na verdade segue critérios rígidos, tornando-se quase mecânico e, portanto, o candidato pode se adaptar para vencer a triagem inicial. Pensando nisso, o Indeed analisou os usuários com mais aprovações na plataforma para extrair algumas lições importantes para quem quer aumentar suas chances de obter uma resposta positiva dos empregadores. 

Seja seletivo quanto aos empregos para os quais você se candidata

Segundo Felipe Calbucci, diretor de vendas do Indeed Brasil, a coisa mais importante que você pode fazer durante sua busca por emprego é avaliar cuidadosamente cada vaga para a qual você está se candidatando. Quando você encontrar uma vaga que lhe agrade, pergunte-se se é uma função para a qual você está qualificado e se realmente quer fazê-la. Não se esqueça: eles buscam o candidato ideal tanto quanto você busca a vaga ideal. 

O diretor diz que é comum parecer que está aumentando suas chances ao se candidatar para o maior número possível de empregos. Entretanto, ao selecionar menos vagas, você consegue se concentrar mais em suas candidaturas, alcançando uma maior qualidade. Além disso, um número maior de inscrições certamente resultará em um número maior de rejeições, o que pode ter um impacto negativo em sua motivação a médio prazo. 

Por isso, antes de enviar o currículo leia sempre a descrição do trabalho do início ao fim, afinal, ali está tudo que você precisa saber sobre a vaga, inclusive se, e por que, ela é atraente para você. As seções “pré requisitos” e “atribuições” são especialmente importantes e você pode destacar essas informações em seu currículo para chamar a atenção dos recrutadores. Tente encontrar exemplos de experiências anteriores que demonstram as habilidades e qualificações exigidas. 

No anúncio da vaga você encontra também as informações específicas sobre o processo do recrutamento, por isso, uma vez iniciada a inscrição, leia atentamente e responda a todas as perguntas. Por fim, segundo Calbucci, a dica de ouro é sempre revisar todas as respostas antes de enviar. 

Embora esta abordagem possa aumentar a quantidade de tempo dedicado, ela tem o potencial de encurtar a busca por um emprego em geral,já que você estará entregando candidaturas mais específicas  aos empregadores, aumentando, inclusive, suas chances de resposta.

Mantenha sua busca organizada

Os candidatos mais bem sucedidos se aproximam de seus objetivos graças à disciplina com a qual levam o processo. Esta lógica é semelhante a quando você se prepara para um exame ou para uma tarefa difícil no trabalho - é preciso reservar tempo suficiente e sistematizar a tarefa.

Uma das maneiras mais fáceis de se manter organizado é criar uma planilha pessoal, ou usar buscadores online para centralizar o processo, como o Indeed, onde os candidatos podem salvar as vagas à medida que estiverem procurando e retornar mais tarde para avaliá-las completamente e decidir se continuam ou não com a candidatura. Dessa forma você será capaz de ver e atualizar facilmente o status de cada vaga: salvo, inscrito, entrevistado, aprovado e contratado. 

Ganhe tempo ao preencher as inscrições

Quando você passa muito tempo avaliando as vagas para as quais quer se candidatar, é interessante encontrar formas de recuperá-lo na hora da inscrição. Algumas ferramentas disponíveis online podem te ajudar com esse objetivo, assim como plataformas que salvam seu currículo.

Por fim, lembre-se: seu objetivo deve sempre ser facilitar aos potenciais empregadores dizer "sim" à sua candidatura. Usando as ferramentas certas a seu favor e colocando  estes hábitos em prática, é possível aumentar e muito as chances de se destacar em processos seletivos.

Com informações Sherlock Communications e Indeed