Ver mais notícias

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL DO CCJF PARA JANEIRO DE 2022*

O Centro Cultural Justiça Federal anuncia os próximos eventos previstos em sua programação presencial para o mês de janeiro. A programação, completa e atualizada do CCJF, pode ser acessada pelo site do CCJF (https://www10.trf2.jus.br/ccjf). Importante ressaltar que o CCJF segue todos os protololos sanitários de prevenção à Covid-19.

Centro Cultural Justiça Federal – CCJF
Endereço: Avenida RIo Branco nº 241, Centro, Rio de Janeiro, RJ.
Horário de Funcionamento: terça a domingo das 11h às 19h.

SEMINÁRIO

VI Seminário sobre Liberdade Religiosa, Democracia e Direitos Humanos e Festival Inter-religioso cantando a gente se entende

Com o objetivo de promover o diálogo em prol do fortalecimento da tolerância, das liberdades, diversidades, pluralidade e da coexistência pacífica no Estado brasileiro, serão realizadas mesas temáticas expositivas coordenada por um especialista, sobre o tema.

Data: 21/1
Horário: das 9h às 18h
Público-alvo:
Valor: Gratuito
Classificação Indicativa: livre
Local: Sala de Sessões
Programação:
Mesa de abertura: Representantes do CEAP, do CCJF, da UNESCO e da CCIR

Mesa (9h às 10h30): Política, Religiões e Democracia: Tem por objetivo analisar e debater as lutas pela liberdade, diversidade e pluralidade religiosa promovida pelos grupo religiosos marginalizados a luz do diálogo inter-religioso;

Mesa (11h às 12h30): Religiões no Campo do Direito: Tem por objetivo analisar e debater os processos construtivos das relações de poder, fomentadas durantes séculos no Brasil, entre a(s) religião(es) e a(s) política(s) no Campo dos Direitos;

Mesa (14h às 15h30): Religiões nos meios de Comunicação: Tem por objetivo fazer uma brevíssima análise dos processos construtivos das relações de poder entre a(s) religião(es) e a(s) política(s) nos meios de comunicação, afim de tentar entender os múltiplos conflitos entre dos movimentos religiosos e instituições religiosas no Estado brasileiro;

Mesa (16h às 17h30): Estado Laico, Liberdades e Pluralidades: Tem por objetivo analisar e debater sobre os desafios para a promoção do Estado laico, das liberdades e da tolerância diante do cenário atual e do avanço do conservadorismo.

EXPOSIÇÕES

INFERNO DE DANTE E “RIVIERE”
de Valentina Vannicola
A exposição conta com duas séries de fotografias,”Inferno de Dante” (15 fotografias) e “Riviere”(14 fotografias). Por ocasião da XXI Semana da Língua Italiana no Mundo, iniciativa promovida pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália, cujo tema é, neste ano, o grande poeta Dante Alighieri, o Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro e o Centro Cultural Justiça Federal apresentam uma interessante retrospectiva da artista italiana Valentina Vannicola, composta por dois de seus mais representativos trabalhos.

Período: 28/10/2021 a 7/2/2022
Horário: terça a domingo das 11h às 19h
Local: Galerias do 1º andar do CCJF
Classificação indicativa: livre
Artista: Valentina Vannicola, graduada em Filmologia na Universidade La Sapienza de Roma e na Scuola Romana di Fotografia. Toda a sua prática artística pode ser conduzida ao gênero da fotografia encenada.

AUSÊNCIA – CORRESPONDÊNCIA FOTOGRÁFICA
de Nana Moraes com curadoria de Milton Guran
A exposição inédita é mais um produto do trabalho de Nana Moraes sobre a relação entre mães presidiárias e seus filhos. A artista pratica o que se pode chamar de “fotografia de escuta”, na medida em que empresta seu talento às vozes das pessoas envolvidas no projeto, numa relação de compaixão e simbiose crítica, que marca definitivamente o resultado do projeto.

Período: 28/10/2021 a 7/2/2022
Horário: terça a domingo das 11h às 19h
Local: Gabinete de Fotografia do CCJF, no primeiro andar.
Classificação indicativa: 10 anos
Artista: Nana Moraes, fotógrafa, diretora do Retrato Espaço Cultural e coordenadora do Espaço Educação Valda Nogueira.

*Fonte: CCJF