PIX: CERCA DE 160,1 MIL CHAVES TIVERAM DADOS VAZADOS, SEGUNDO BANCO CENTRAL
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O Banco Central (BC) confirmou nesta sexta-feira (21) o vazamento de dados de 160,1 mil chaves Pix de clientes da Acesso Soluções de Pagamento, instituição de pagamento que oferece serviços como banco digital, plataformas para aplicações financeiras e outros.
De acordo com o órgão, foram vazados dados cadastrais, que não afetam a movimentação de valores pelo Pix e dados protegidos pelo sigilo bancário (senhas, saldos e mais) não foram divulgados.
O ocorrido teria acontecido entre 3 e 5 de dezembro, divulgando informações como nome de usuário, CPF, número de agência e conta. Todos que sofreram algum tipo de exposição serão comunicados pela instituição financeira via internet banking ou pelo aplicativo da Acesso.
Qualquer outro tipo de comunicação sobre o vazamento deve ser desconsiderado com risco de golpe. O BC pede atenção aos usuários e alerta que a comunicação não será feita via e-mail, nem via whatsapp, sms e outros aplicativos.
O caso será investigado pelo órgão que poderá aplicar multas, suspensões e até exclusão da Acesso à ferramenta Pix.
Em nota, a Acesso afirmou ter tomado medidas de segurança dos dados. “Reforçamos que tomamos, de forma tempestiva, todas as providências necessárias para garantir a segurança das informações mantidas pela companhia e o nosso compromisso em manter o mercado e nossos parceiros informados”.