CPFS: 282 MILHÕES DE DOCUMENTOS IRÃO PARA A NUVEM DO GOOGLE; ENTENDA
Pexels
Ao todo, 282 milhões de CPFs e CNPJs irão migrar para a nuvem. A iniciativa da Boa Vista, especialista em análise de crédito, e do Google Cloud, tem o objetivo de transformar a forma com que é feito o processo no país.
Por meio da iniciativa, será possível ampliar a rapidez e segurança na análise de crédito. Segundo o CEO Dirceu Jodas Gardel Filho, “a ideia é entregar para o mercado de concessão de crédito decisões mais assertivas e seguras, de acordo com o perfil de cada consumidor”, disse à Época Negócios.
Simplificação de processos
O projeto recebeu o nome de Boa Vista Beyond e teve início em 2020. Na época, Lucas Guedes, vice-presidente de negócios da empresa, explicou ao Estado de S. Paulo os benefícios da parceria.
“A nuvem elimina vários problemas que temos ao processar a enorme quantidade de dados com a qual trabalhamos. Com a Cloud, eu posso receber, trabalhar esses dados e criar soluções, como algoritmos que nos permitem ajudar a relação entre quem procura crédito e quem oferece crédito”.
O primeiro passo foi construir um data lake – sistema de armazenamento de dados que permite usá-los com diferentes combinações e propósitos. Graças a ele, é possível “calcular um dado em uma velocidade 20 vezes mais rápido do que antes”, comentou à Época Negócios o diretor de segurança e arquitetura da Boa Vista, Luiz Coutinho.
Ele ainda explica que o data lake promove mais segurança, já que toda a base de dados está concentrada em um local, que acaba se tornando mais protegido por meio de bolhas de segurança.