BOA VISTA: PESQUISA MOSTRA QUE 91% DOS CONSUMIDORES BRASILEIROS JÁ TIVERAM CRÉDITO RECUSADO
Foto: Marcos Santos / USP Imagens
Segundo o novo levantamento realizado pela Boa Vista, 91% dos consumidores do país já receberam, pelo menos uma vez, resposta negativa ao solicitar crédito.
De acordo com a pesquisa, que entrevistou 3 mil pessoas, a principal causa relatada para a recusa foi score de crédito baixo (43%), seguido por restrições no nome (42%), falta de comprovação de renda (11%), não ter carteira assinada (4%) e não possuir conta em banco (1%).
Todos esses motivos prejudicam na tomada de crédito por parte dos consumidores, já que as empresas consideram o comportamento de pagamento dos clientes, pessoas físicas ou jurídicas, ao avaliar a liberação de crédito ou não.
O estudo avaliou a compreensão das pessoas sobre o que significa o Cadastro Positivo e sua inscrição nele, sendo que 94% afirmam ter ciência, um aumento considerável em comparação à 2021, quando apenas 78% dos entrevistados afirmaram conhecer.
A solicitação de crédito foi uma das principais alternativas para obtenção de renda alternativa por parte dos brasileiros durante a pandemia. Segundo pesquisa feita no ano passado pela Serasa e Opinion Box, 79% da população recorreu a alguma forma de crédito durante o período.
O cartão de crédito foi a fonte mais utilizada pela população, sendo 62% afirmaram durante a pesquisa que utilizariam novamente alguma fonte de crédito na retomada da economia.
A pesquisa do Serasa revelou que o crédito obtido seria principalmente destinado ao pagamento de contas ordinárias e acerto de outras dívidas.