CNH GANHA NOVO MODELO COM MAIS INFORMAÇÕES, VIGENTE A PARTIR DESTA QUARTA-FEIRA (1º)
Lidiana Cuiabano/Detra-MT
A partir desta quarta-feira (1º), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ganha um novo formato e todas que forem emitidas agora, já serão entregues com esta nova aparência.
A mudança estava prevista desde dezembro do ano passado, quando o Conselho Nacional de Trânsito publicou a Resolução nº 886, regulamentando dados específicos da CNH.
Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a mudança tem o objetivo de deixar o documento “mais moderno” e também possibilita, seguindo determinações legais, o uso do nome social e da filiação afetiva do condutor que assim desejar.
Outro aspecto que será notado é a alteração nas cores e novos elementos gráficos, que dificultam a falsificação e fraudes.
A CNH também ficou mais tecnológica e recebeu um QR Code, permitindo que seja expedido no formato digital, físico ou em ambos.
Para facilitar o uso do documento em viagens internacionais, foi incorporado também um código internacional utilizado em passaportes, permitindo que embarque em terminais de autoatendimentos no aeroportos brasileiros, com informações impressas em português, inglês e francês.
Conforme descrito na resolução, a nova carteira de motorista deve apresentar uma tabela informativa sobre os tipos de veículos que o condutor está apto a conduzir, bem como informações sobre o exercício de atividade remunerada do motorista e possíveis restrições médicas.
Para aqueles que ainda tiverem as versões antigas, não será necessário emitir uma nova, já que a substituição não é obrigatória e deve ocorrer de forma gradual, conforme os condutores forem renovando suas cartas.