CAIXA TEM: CONFIRA COMO RESOLVER PRINCIPAIS PROBLEMAS DO APLICATIVO
pexels
O aplicativo Caixa Tem, da Caixa Econômica Federal (CEF), é um dos aplicativos mais utilizados pelos brasileiros, que permite o acesso à poupança social digital, local de depósito de vários benefícios oferecidos pelo governo.
Pelo app, é possível receber o Auxílio Brasil, solicitar o saque-extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) , contratar empréstimos como pessoa física e diversas outras funções que facilitam a organização da vida financeira dos usuários.
Apesar da sua facilidade de uso e funções variadas, o Caixa Tem, assim como outros aplicativos, apresenta falhas e problemas no acesso e também durante o uso. Confira abaixo como solucioná-los e dicas para melhorar a experiência do cliente.
Aplicativo bloqueado
Por conter dados sensíveis, o Caixa Tem pode ser bloqueado por alguns motivos, geralmente relacionados à segurança no acesso.
O app pode ser bloqueado por irregularidades no cadastro. Neste caso, o usuário receberá um alerta para que se dirija a uma das agências Caixas logo após tentar o login. Será necessário apresentar documento com foto para fazer a regularização.
Outro motivo que leva ao bloqueio é o cadastro de vários CPFs no aplicativo em um mesmo celular. A Caixa estabelece um limite de quantas pessoas podem acessar o app pelo mesmo aparelho. Caso o problema seja esse, o cliente também deverá ir até a Caixa para excluir os CPFs que não estiver usando.
Por último, entre as razões mais comuns para bloqueio, está o uso do mesmo CPF em vários celulares. Assim como na situação acima, o usuário deverá ir presencialmente até uma agência e solicitar a exclusão de seus dados dos celulares que estiver ativo mas não utilizará mais.
Restrições no horários de uso
Embora o app possa ser acessado em qualquer momento, algumas funções, por segurança, só estão disponíveis entre 7h e 21h
Em qualquer hora do dia o usuário pode consultar o seu saldo e fazer atualizações cadastrais no aplicativo, mas apenas durante o período acima poderão ser efetuadas transferências, pagamentos e emissão de cartões virtuais.
Vale ficar atento aos horários e suas restrições para evitar problemas.
Sistema sobrecarregado
Com uma certa frequência - especialmente quando novos benefícios são disponibilizados, como o saque-extraordinário do FGTS - o aplicativo fica sobrecarregado devido aos acessos simultâneos.
Quando isso acontece, usuários relatam tentativa de acesso sem resultados, como se o sistema travasse.
Como passou a ser um problema recorrente, a Caixa fez uma fila virtual dentro do app, permitindo que quem está acessando entenda o que está acontecendo e receba um prazo para retornar ao aplicativo.
Se a fila não aparecer e seu sistema ficar travado, feche o app, abra novamente e tente acessar. Normalmente o cliente conseguirá acesso de primeira ou a fila já aparecerá.