CONECTIVIDADE SOCIAL: UM CALVÁRIO PARA OS PROFISSIONAIS DA ÁREA CONTÁBIL
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Quando o assunto é recolhimento do FGTS, começam as dores de cabeça, desde a geração das guias até o seu envio.
Atualmente os profissionais contábeis contam com um sistema que passou por diversas atualizações, porém continua complexo e de certa forma ineficiente, a plataforma utilizada para envio dos arquivos GFIP tem trazido diversos transtornos no meio contábil e de departamento pessoal, pois a sua instabilidade e inoperância acaba por obrigar o profissional a trabalhar muitas vezes fora do seu horário habitual de expediente, o que gera um desconforto grande.
Em maio de 2011, iniciou-se de forma definitiva, a implantação e utilização da plataforma Conectividade Social ICP, uma obrigação imposta aos profissionais, que a partir daquela data deveriam passar a utilizá-la para que se possa realizar os envios necessários para geração da guia de recolhimento do FGTS.
Deixado de lado o antigo método de envio com a chave .pri, de fácil utilização e suporte, a caixa deixou um sistema que vinha funcionando bem para substitui-lo por outro que mesmo após 11 anos ainda não está completo, pelo que parece.
As inconformidades são muitas, pois é um sistema de alta complexidade para qualquer pessoa da área operá-lo. Tais complexidades começam já com a sua instalação, em que não é aceito qualquer sistema operacional, nem navegador.
Desa forma, o profissional contábil e de departamento pessoal assume o papel de especialista em TI para tentar compreender sua instalação, que na maioria dos casos não se tem êxito.
A longa e estressante jornada para envio de um simples arquivo da GFIP, se torna um calvário, em que cumpre-se todas as etapas estabelecidas nos mais diversos manuais de implantação e mesmo assim em alguns casos não se consegue realizar tal envio, tendo que contar, muitas vezes, com a sorte do sistema estar funcionando naquele momento.
Atualmente, observa-se que tanto a versão 1 quanto a versão 2 do Conectividade Social estão apresentando ineficiência em seu funcionamento, onde ao longo do horário comercial não se consegue acessá-la, em outras vezes quando acessada, começam a apresentar erros dos mais diversos e quando o suporte é acionado não se tem solução.
Contudo o que nos resta é seguir caminhando neste calvário chamado Conectividade Social e torcendo para que o governo federal cumpra aquilo que fora prometido quando instituiu o e-Social, que passaria a integrar todos os recolhimentos e guias em um único local.
Enquanto isso, não ocorre ficarmos à mercê de sistemas ultrapassados e descentralizados para se concluir uma folha de pagamento demandando tempo de todos os envolvidos.