Ver mais notícias

COMISSÃO DE DIREITO MARÍTIMO TOMA POSSE NA OABRJ


 

 

 

 

 

 

 

 

A Comissão de Direito Marítimo, Portuário e do Mar (CDMPM) da OABRJ tomou posse na manhã desta terça-feira, dia 2, em cerimônia no Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da Seccional, que contou com uma homenagem ao vice-almirante Wilson Lima Filho, que encerra um ciclo à frente da Presidência do Tribunal Marítimo. O comando do evento ficou a cargo do presidente da comissão, Godofredo Mendes Vianna, que teve a seu lado integrantes da CDMPM e importantes nomes da Marinha brasileira.

"Nada mais oportuno do que render essa justíssima homenagem ao vice-almirante Lima Filho hoje aqui, na casa do advogado", afirmou Godofredo.

"Nós advogados sempre fomos recebidos prestigiosa e cortês no Tribunal Marítimo por todos os juízes e todo o corpo administrativo. Trata-se de fato de um tribunal administrativo, mas sua essência é de órgão judiciário, na melhor acepção do termo. A noção de paridade entre juiz e advogado e de absoluto respeito às prerrogativas da advocacia foram uma das marcas da gestão de Lima Filho. Temos a certeza de que não estamos aqui numa melancólica despedida. Pelo contrário, temos aqui na comissão uma intensa agenda de trabalho e contamos com o senhor, nesse novo ciclo em que vossa senhoria irá, como de costume, brilhar e continuar empreendendo incansavelmente para que nosso país se torne, verdadeiramente, uma nação marítima".


Compuseram a mesa o vice-presidente da comissão, Eduardo Simeone; a secretária-geral da CDMPM, Fabrine Hartog; o presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), vice-almirante Francisco Laranjeira; o almirante de esquadra e ex-comandante da Marinha, Ilques Barbosa, e o procurador-chefe da Procuradoria Especial da Marinha, almirante Luiz Octávio Barros Coutinho.

"Tanto na Capitania dos Portos de Alagoas, na Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, na Diretoria de Portos e Costas, e agora no Tribunal Marítimo, eu simplesmente fiz aquilo que tinha que fazer e cumpri meu dever", afirmou o almirante Lima Filho ao agradecer pela homenagem.

"Fiz aquilo que aprendi na Escola Naval, que é prestar o melhor serviço à sociedade e ao meu país. Neste momento em que me preparo para estar, pela primeira vez depois de 45 anos, fora da Marinha, tenho a plena convicção de que a melhor maneira de trabalhar será ouvindo sempre o administrado para identificar e tentar resolver qualquer problema. Qualquer instituição em que eu esteja não pode fazer parte do problema. Ela deve ser parte da solução, especialmente no Brasil, que carece de pessoas que identifiquem a importância da economia marítima para o país. Por isso me apaixonei pelo Direito Marítimo".

A vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, elogiou a iniciativa de homenagear o vice-almirante e destacou o trabalho da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e do Mar.