TJRJ PROMOVE 3º CIRCUITO CULTURAL DE 2022 NA FORTALEZA DE SÃO JOÃO
O Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro promoveu, na última quinta-feira (4/8), o 3º Circuito Cultural do projeto Jovens Mensageiros no ano de 2022. O encontro foi realizado na Fortaleza de São João, na Urca, e contou com a participação de 14 integrantes da iniciativa, jovens de 18 a 24 anos. O projeto do TJRJ tem o objetivo de ajudar na inserção de jovens no mercado de trabalho com uma experiência profissional supervisionada, trabalhando como mensageiros nas dependências do Poder Judiciário fluminense.
Acompanhados por duas técnicas, os jovens visitaram o tradicional forte da Zona Sul do Rio guiados pelos soldados João Pedro e Rezende, que contaram a história do local desde a fundação da cidade até fatos curiosos, como a utilização do espaço pela Seleção Inglesa de Futebol na Copa do Mundo de 2014. O nome "Fortaleza de São João" foi oficialmente dado em junho de 1618 e, quase 400 anos depois, em 2012, teve a sua designação alterada para funcionar como Centro de Capacitação Física do Exército. Atualmente, o local serve como apoio para a Força Terrestre, auxiliando no desenvolvimento da integração com os sistemas educacional, científico e desportivo nacionais, além da preservação do Sítio Histórico da Fortaleza de São João.
O projeto Jovens Mensageiros do TJRJ pretende auxiliar jovens de baixa renda na integração social, possibilitando a reestruturação de suas vidas e de suas famílias. É dada a possibilidade de um primeiro emprego para aprendizado e inserção no mercado de trabalho, com os direitos trabalhistas assegurados e servindo de preparação para o mercado externo.
Fotos: Divulgação/Deape