Ver mais notícias

TRF2 ENTREGA MEDALHA DO MÉRITO INSTITUCIONAL DO MINISTRO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) homenageou com a Medalha do Mérito Judiciário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres. A entrega da comenda foi realizada nesta quinta-feira, 8 de setembro, no gabinete do presidente da Corte, desembargador federal Messod Azulay, que conduziu a solenidade.

Na data, prestigiaram o ato o vice-presidente do TRF2 e o corregedor regional, desembargadores federais Guilherme Calmon Nogueira da Gama e Theophilo Antonio Miguel, o desembargador federal Wanderley Sanan Dantas, a desembargadora Renata Machado Cotta, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, e o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Fabio Wajngarten.

Em sua breve fala, o presidente Messod Azulay declarou, em nome do corpo de magistrados e servidores, ser uma honra para o tribunal prestar tributo a uma autoridade que, afirmou, tem realizado importante serviço à nação brasileira: “Com esta solenidade, somos nós e Vossa Excelência mutuamente homenageados. É motivo de grande alegria para o TRF2 conferir esta insígnia a uma pessoa que, à frente de uma pasta ministerial com atuação tão significativa para o bem-estar social, tem se mostrado incansável no cumprimento dos deveres institucionais e legais do órgão sob seu comando”, disse.

Em agradecimento, o agraciado também se disse honrado com a outorga da condecoração, afirmando que sua administração vem se empenhando “pelo estreitamento das relações entre o Ministério da Justiça e o Poder Judiciário”.

Criada pela Resolução nº 52, de 5 de julho de 2019, a Medalha do Mérito Judiciário do Tribunal Regional Federal da 2ª Região tem por propósito reconhecer pessoas e instituições que se sobressaiam no desempenho de suas atribuições, ou que tenham prestado relevantes serviços e demonstrado excepcional apreço à Justiça Federal.

Tendo por patrono o primeiro presidente do Supremo Tribunal Federal na República, ministro João Antonio de Araújo Freitas Henrique, a comenda tem a forma de uma Cruz de Malta de oito pontas, que representam as virtudes Amor, Justiça, Fé, Humildade, Consciência, Resiliência, Sinceridade e Verdade. A cruz é circundada por uma coroa de folhas de louro, exprimindo a arte da eloquência.

No anverso, figuram a balança e a espada, símbolos da equidade e da autoridade, sobre o mapa do Brasil, com os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo em destaque. Já no reverso, está cunhado o brasão da República.

Theophilo Miguel e Guilherme Calmon fazem a aopsição da medalha. À direita, o presidente Messod Azulay

Anderson Torres e Messod Azulay

A partir da esquerda, Wanderley Sanan, Theophilo Miguel, Anderson Torres, Messod Azulay, Gulherme Calmon e Renata Cotta