TJ-SP NÃO ADMITE IRDR PARA UNIFICAR CRITÉRIOS DE CONCESSÃO DE JUSTIÇA GRATUITA
A concessão do benefício da justiça gratuita depende da análise de circunstâncias fáticas sobre a capacidade econômica do interessado.
Com esse argumento, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo não admitiu um incidente de resolução demandas repetitivas (IRDR) para unificar o entendimento sobre a presunção de veracidade da declaração de hipossuficiência. O autor apresentou o IRDR alegando divergências de posicionamento entre os órgãos colegiados do tribunal.
user3802032/freepikTJ-SP não admite IRDR para unificar critérios de concessão de justiça gratuita
Para o autor, a situação patrimonial ou profissional não deveria ser preponderante para a concessão da justiça gratuita, mas sim a efetiva situação financeira da parte na data do pedido, firmada pela presunção de hipossuficiência, "sem utilização de critérios aleatórios e ou meramente indiciários para afastá-la". Mas, por unanimidade, o Órgão Especial não admitiu o incidente.
De acordo com o relator, desembargador Jacob Valente, não é possível a unificação do entendimento do alcance do § 3º do artigo 99 do CPC, eis que no § 2º é facultado ao juiz o exame amplo de elementos que evidenciem a concessão da gratuidade, inclusive, podendo determinar a comprovação do preenchimento dos pressupostos.
"A mera repetição, ou procedimento, do como é feito tal análise, em primeiro ou segundo graus de jurisdição, não cria um rito obrigatório que conduza à força absoluta da presunção de hipossuficiência contida em declaração feita pelo interessado. A exigência de comprovação desta ou daquela condição pode conduzir a resultados distintos da concessão, ou não, da benesse", destacou o magistrado.
Valente afirmou ainda que a presunção de hipossuficiência é relativa, como já foi reconhecido pelos tribunais superiores. "Portanto, o presente incidente não preenche os requisitos de admissibilidade para o seu processamento", concluiu.
Clique aqui para ler o acórdão
Processo 2112022-98.2022.8.26.0000