Ver mais notícias

OABRJ SEDIA I SEMINÁRIO DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DA SEPOL

Evento conta com a participação de palestrantes especializados em temas relacionados à tecnologia


A OABRJ, em conjunto com a Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), realizou nesta segunda-feira, dia 10, no Salão Nobre Antônio Modesto da Silveira, a primeira edição do ‘Seminário de transformação digital’. O evento tem como finalidade discutir os rumos do uso da tecnologia na Polícia Judiciária, reconhecendo o seu significativo auxílio no atendimento à população. 

A relação entre a Ordem, a Sepol e a tecnologia não é inédita, representada no módulo que permite aos advogados solicitar informações sobre os procedimentos em andamento na Polícia Civil e no acesso ao sistema de localização de presos, ambos disponibilizados no Portal da OABRJ. A iniciativa foi coordenada pela Comissão de Prerrogativas da OABRJ, presidida por Marcello Oliveira, que participou da mesa de abertura do evento nesta segunda-feira. 

 

A subsecretária de gestão administrativa da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Valéria Aragão deu início ao seminário e retratou a importância da adaptação efetiva da instituição às novas tecnologias. 
 

“É muito comum se confundir o conceito de transformação digital com aquisição de tecnologia. No entanto, a transformação digital é muito mais do que atualizar a nossa estrutura de TI, trata-se da definição de estratégias e do estímulo a novas maneiras de pensar. Transformar-se para a era digital exige que a nossa instituição atualize a sua mentalidade estratégica”, afirmou a delegada. 


A mesa de abertura também foi composta pelo secretário de Polícia Civil, Fernando Albuquerque; pelo subsecretário de Integração Operacional, Ronaldo Oliveira; e pelo subsecretário de Inteligência, Marcos Castro. 

O encontro promoveu palestras sobre diferentes assuntos relacionados ao meio, como ‘Computação em nuvem: como conciliar os avanços tecnológicos com aspectos de segurança, privacidade e soberania de dados?’ e ‘Inteligência e investigações policiais com IA e machine learning’.

Renato Barbosa, professor e palestrante sobre a ‘Jornada de Inteligência Artificial’, atestou a relevância do tema em debate, já que o seu impacto já é perceptível no cotidiano. “A tecnologia, hoje, está nos mudando e transformando o modo como vivemos. A Inteligência Artificial é o novo normal”, relatou Barbosa.

O seminário contou com a participação de especialistas da área, de economistas e de advogados. O evento, que tem como público-alvo agentes da Sepol e interessados por tecnologia, continua na terça-feira, dia 11, com novos palestrantes. Veja a programação completa.