Ver mais notícias

CAARJ CONCEDE MEDALHA COSTA NETO AO CONSELHEIRO FEDERAL EURICO TELES

Comenda é concedida a nomes que se destacaram na defesa da advocacia.


Membro honorário vitalício da OABRJ, Felipe Santa Cruz destacou o caráter agregador de Eurico Teles, e o espírito humanitário da Caarj, que o conselheiro federal encarnou em sua trajetória como advogado.

"Como ex-presidente, eu evito vir à Seccional o tempo todo, mas hoje não teria como não vir parabenizar Marisa pela sugestão do nome do Eurico", afirmou Santa Cruz.
 

"Costa Neto foi o primeiro presidente da Caixa a ser presidente da Ordem. Por mais que acabe trabalhando em outras áreas, eu sempre serei um advogado trabalhista com muito orgulho, e a imagem do advogado trabalhista é muito ligada ao sentimento de humanidade. É ele que vê ali na ponta o drama do conflito social e o sofrimento das partes, e que muitas vezes tem que agir como psicólogo. O caixista está ligado ao compromisso social, ao olhar do advogado para os advogados. E é impossível não associar esse sentimento a Eurico", destacou Felipe.



"Primeiro, ele é de estado indeterminado. Ele é um piauiense, disputado por baianos e cariocas, que reúne aqui amigos de diferentes trajetórias, e que em sua carreira atendia clientes com absoluta atenção e entusiasmo. Mesmo quando ele ocupava cargos de alto poder, eu nunca ouvi Eurico fazer algum comentário ferino ou que diminuísse algum colega. Portanto, essa medalha está em perfeitas mãos". enfatizou.

Morto em 2009, Francisco Costa Neto foi um dos principais idealizadores da Caarj e comandou a Seccional entre 1981 e 1983. Ao receber a medalha que leva o nome do ex-presidente, Eurico Teles agradeceu a honraria e destacou a necessidade de somar forças para o bem da advocacia.

"Tenho um coração que pulsa de alegria dentro do meu peito", afirmou.

"É um enorme prazer ser alguém que tem tão bons amigos. Tive na minha vida várias pessoas que me deram a mão e essa foi minha grande sorte. Aprendi que a vida é isso: é parceria, amizade, fidelidade e lealdade aos amigos. Nunca procurei dividir nada, sempre somar e enxergar o melhor nos outros. O mundo é redondo, e nós nos encontramos na ida ou na volta. Devemos ir levando e fazendo o possível para que todos estejam contigo, para que as pessoas te empurrem, te levem e te puxem, mas sempre estando com você".

 

"Eu só tenho este mérito: que as pessoas gostam de mim e têm a paciência para tolerar este velho advogado. Quando soube da homenagem, achei que fosse um engano, tamanha a gentileza e o carinho. A maior emoção que posso ter é o reconhecimento de meus amigos. A Ordem e a Caarj são formadas por advogados que deixam o dia a dia de seus escritórios e afazeres para cuidarem de advogados. Eu me sinto advogado, e me sinto protegido, defendido e representado".