FIM DAS DÍVIDAS 13º SALÁRIO: COM RENDA EXTRA CHEGANDO, EMPRESAS PODEM APROVEITAR PARA NEGOCIAR DÍVIDAS COM CONSUMIDORES
Com a renda extra no final do ano, trabalhadores podem aproveitar para quitar dívidas antes de gastar com outras finalidades.
pxhere
Fim de ano é, para muitos, época de renda extra. Restituição de imposto de renda, 13º e até 14º salário, ou mesmo um faturamento a mais no caso de microempreendedores individuais que vêem os negócios aquecidos diante da busca de presentes de Natal, por exemplo.
Apesar do dinheiro a mais, de modo geral, dezembro e janeiro também são épocas de mais gastos. Por isso, se a sua empresa tem pagamentos a receber, é interessante se antecipar na negociação com os clientes que têm conta em atraso - antes que essa renda extra tenha outro destino.
Para aquelas situações que chegaram à fase de cobrança das dívidas, o gerente de Relacionamento do birô de crédito Assertiva Soluções, Marcelo Freitas, recomenda começar deixando claro de que forma o cliente se beneficiaria pagando sua dívida, o que pode incluir a retomada do acesso a algum produto, serviço ou outros benefícios que sua empresa oferece.
Além disso, vale o argumento de que com o nome “limpo” o cliente consegue garantir vantagens também em outros produtos financeiros.
“No mercado B2B, a dica de ouro é buscar contato com quem fez a dívida e não com quem vai pagar. É muito mais valioso falar com um gestor que realizou a compra, entendendo suas motivações ou dores com determinado produto ou serviço para propor uma negociação ou relembrar a proposta de valor que a sua empresa tem a oferecer”, afirma o gerente de relacionamento.
“Cortar esse contato e cobrar diretamente um departamento financeiro, por exemplo, interrompe essa construção de relacionamento. Em todos os casos, a negociação eficiente não é somente receber o valor, é recuperar o cliente.”
Além disso, investir no uso de ferramentas como SMS, WhatsApp e e-mail pode ser um caminho tranquilo e eficiente para garantir o recebimento dos valores devidos. Porém, é preciso estar muito atento ao Código de Defesa do Consumir, já que em seu artigo 71, define como crime mensagens de ameaça, coação ou com informações falsas a fim de intimidar o cliente.
Por isso, a regra de ouro é buscar ser sempre bem-educado, simpático e, de preferência, solícito na comunicação. Para não errar, a Assertiva elaborou alguns modelos de mensagem alinhadas ao objetivo de cobrança, mas que também colaboram com o bom relacionamento entre empresas e clientes. Confira:
SMS: vale lembrar que a ferramenta limita as mensagens a 160 caracteres e que restringe o uso de acentuação.
Olá, _______! Sua dívida pode ser renegociada. O telefone para contato é: ______________. Evite mais juros. Fale com nossa equipe hoje mesmo!
Oi, _______. Tudo bem? Tenho uma ótima notícia: oferta exclusiva para renegociar suas dívidas em atraso. Vamos conversar? Entre em contato: ______________
Esqueceu de pagar sua fatura? Não tem problema, _______! Responda com a palavra FATURA e um novo boleto com vencimento para o próximo dia útil chegará pra você!
WHATSAPP: é preciso ter autorização prévia para usar essa ferramenta como canal de comunicação
Olá, _____! Tudo bem? Notamos que a parcela do mês _____ está em aberto. Imprevistos acontecem, não é mesmo? E para sua comodidade estamos disponíveis aqui no WhatsApp e com condições especiais de pagamento. Nos dê um oi e vamos conversar!
Tem boa notícia chegando no seu WhatsApp, _____! Estamos iniciando a semana da regularização de dívidas! E aí, que tal ver o que podemos fazer por você? Confira as condições especiais de pagamento! Responda essa mensagem e vamos conversar!
EMAIL: aqui existe a oportunidade para mensagens mais longas e detalhadas
Departamento de Cobrança – Nome da empresa"
"Olá, ________!
Sou o(a) ________, da empresa ___________. A gente sabe que imprevistos acontecem, assim como o esquecimento de algumas tarefas, não é mesmo? É por isso que estou entrando em contato hoje. Para lembrar que sua fatura venceu há ____ dias, no valor de _________.
Para evitar que você pague multas e juros, estamos enviando o código da fatura, assim você poderá utilizar o internet banking e resolver a questão com mais facilidade.
Caso você necessite de um novo prazo para pagamento, por gentileza, entre em contato.
Vamos conversar! Nosso telefone é: __________________. Estamos disponíveis de segunda a sábado, das __h às ___h.
Conte sempre conosco!
Nome do responsável
Departamento de Cobrança – Nome da empresa"
Com informações Assertiva Soluções e Agência NR7