Ver mais notícias

OABRJ SEDIA LANÇAMENTO DO LIVRO 'MARKETING JURÍDICO PRÁTICO'

O Plenário Carlos Mauricio Martins Rodrigues, na sede da Seccional, foi palco, na manhã desta segunda-feira, dia 13, do lançamento do livro “Marketing jurídico prático: técnicas e estratégicas que atraem clientes para advogados e escritórios”, que contou com a presença da presidente da Comissão Nacional de Coaching Jurídico do Conselho Federal da OAB, Ticiana Arêa Leão, uma das realizadoras do projeto.

"Hoje é um dia muito especial aqui na OABRJ porque temos a presença da querida Ticiana Leão, que está lançando sua obra aqui no Rio de Janeiro", afirmou a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio.

 

"É muito importante o estudo da matéria à luz da era digital, das novas regras, das redes sociais e das limitações que temos como advogados. Sabemos que nossa atividade não pode ter feições mercantis, mas ao mesmo tempo temos que estar nas redes, mostrando nosso trabalho. Esses desafios e essa difícil zona cinzenta do que podemos ou não fazer foi enfrentado pela Ticiana nesta obra tão importante".

 

Mentora na OABRJ, Ticiana falou aos presentes sobre a necessidade de buscar um posicionamento no mercado e da importância de conhecer o público a quem os serviços são ofertados.  

"Seu cliente precisa saber o que você tem a dizer, e é isso que lhe dará autoridade e um melhor posicionamento no mercado", afirmou a autora da obra.

"É preciso desmistificar o medo que advogados têm de dizer 'o que estou fazendo é marketing e não há nada de errado com isso'. O coaching também precisa ser desmistificado, que precisa ser enxergado como uma ferramenta capaz de levar o trabalho da advocacia a patamares nunca antes imaginados. É preciso estar bem posicionado, de forma que aqueles que enfrentem desafios tenham você como a pessoa a ser acionada nesses momentos. A base do fechamento de contratos é a confiança e é essa confiança que você deve passar aos clientes".

A autora destacou, ainda, a importância das redes sociais, muitas vezes encaradas pela advocacia como uma mera distração e não como um mecanismo para compreender as necessidades dos clientes e as oportunidades profissionais.

 

"É essencial entender com quem você está falando", afirmou. "Não adianta tentar apresentar seus serviços falando em um juridiquês que não será compreendido pelos clientes. É necessário ter flexibilidade e deixar de ser um mero espectador das redes sociais para tornar-se um produtor de conteúdo. Ao contrário do que muitos acreditam, as redes sociais não são uma perda de tempo, mas sim, um gerador de negócios. Lá eu consigo extrair o que as pessoas estão pensando, quais são os temas que estão na crista da onda e que eu posso explorar de acordo com os produtos e serviços que tenho para oferecer".



Completaram a mesa do evento a presidente da Comissão de Mentoria Jurídica da OABRJ, Thaís Fontes, e a  presidente da Comissão de Coaching Jurídico da Seccional, Raquel Castro, que celebrou o lançamento da obra e sua importância para a advocacia nos tempos atuais.

"É preciso estar sempre atualizado", afirmou Raquel. "Os advogados que permanecerem presos no século passado não terão muitas chances de dar continuidade a uma carreira bem sucedida. Ticiana sempre foi uma líder nata, sempre fazendo com que as pessoas interagissem. É importante que este livro chegue não somente ao Tribunal de Ética e Disciplina, mas também aos membros do conselho. A maioria de nós não conhece o novo provimento e, na dúvida, rejeita tudo. Por isso esta obra é tão importante para que continuemos a divulgar nosso trabalho de maneira ética e eficaz".

“Marketing jurídico prático: técnicas e estratégicas que atraem clientes para advogados e escritórios - O marketing jurídico na visão de especialistas” é um lançamento da Juruá Editora, e além de Ticiana, apresenta textos de Adnilson Hipólito, Alexandre de Souza Teixeira, Gabriela Garcete Fornells, Gustavo Rocha, Mariellen Romero e Rafael Faria Gagliardi.