GOVERNO TIRA ABIN DO CONTROLE DE MILITARES E TRANSFERE PARA A CASA CIVIL
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva transferiu a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para a Casa Civil, pasta chefiada pelo ministro Rui Costa.
O decreto com a mudança foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (2/3).
Com a medida, a Abin sai do órgão que é comandado pelo ministro Marco Edson Gonçalves Dias, que é general da reserva do Exército e já cuidou da segurança de Lula durante seus primeiros mandatos.
Durante o governo de Jair Bolsonaro, o GSI passou a ser aparelhado por militares alinhados com o ex-presidente. Gonçalves Dias assumiu o comando do gabinete com a missão de expurgar os integrantes mais ideologizados, especialmente depois da omissão nos atos terroristas de 8 de janeiro.
A Abin
Criada em 1999, a agência é órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência e tem por competência planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades de inteligência do país. As ações têm a finalidade de fornecer subsídios ao presidente da República nos assuntos de interesse nacional.
Pela lei, o Sistema Brasileiro de Inteligência tem como fundamentos a preservação da soberania nacional, a defesa do Estado Democrático de Direito e a dignidade do ser humano. Com informações da Agência Brasil.