Ver mais notícias

DIRETOR DA ESCOLA JUDICIAL DO TRT/RJ É ELEITO PRESIDENTE DO CONEMATRA

O desembargador Leonardo da Silveira Pacheco, diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), foi eleito presidente do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (Conematra) para o período 2023/2024. A eleição ocorreu nesta quinta-feira (9/3), durante a 72ª reunião do Conselho que ocorre em Gramado (RS).   

Na sua primeira manifestação como presidente do Conematra, o desembargador Leonardo Pacheco prestou homenagens à desembargadora Flávia Simões Falcão, do TRT da 10ª Região (DF/TO), que deixa o cargo. O magistrado recordou os desafios superados pelo colegiado durante a pandemia e lembrou da importância de um trabalho conjunto das instituições para o aprimoramento das atividades das escolas judiciais. 

O novo presidente  pontuou, ainda, que um dos seus principais objetivos da sua gestão será a busca por troca de experiências com outras instituições. “É importante ampliar a interação em atividades institucionais, como visitas institucionais a outros tribunais, mesmo fora do país. E também buscar a uniformização das nossas escolas, padronizando as nossas atividades por meios de casos específicos tratados aqui no Conematra, por exemplo”, adiantou o magistrado. 

Também foram eleitos os demais membros da nova administração do Conematra: o vice-presidente Wanderley Godoy Júnior (desembargador do TRT/SC), o secretário-geral Flávio Luiz da Costa (juiz do TRT/AL), e as integrantes do conselho-executivo Rosemary de Oliveira Pires (desembargadora do TRT/MG) e Silvia Isabelle Teixeira (juíza do TRT/BA). 

História do desembargador 

Natural de Brasília, o desembargador Leonardo Pacheco é mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade Autônoma de Lisboa e secretário geral da Academia de Direito Desportivo. Ingressou no TRT/RJ como servidor, no cargo de oficial de justiça avaliador, em março de 1990. Em abril de 1993, tomou posse como juiz do Trabalho substituto. Em julho de 1995, foi promovido a juiz titular, tendo dirigido a 6ª Vara do Trabalho de Duque de Caxias, além de varas do Trabalho do Rio de Janeiro. Tomou posse como desembargador, pelo critério de antiguidade, em junho de 2014. Foi eleito ouvidor do TRT/RJ para o biênio 2017/2019 e reconduzido ao cargo na administração de 2019/2021. Assumiu a direção da Escola Judicial no biênio 2021/2023, tendo sido reeleito ao cargo na atual gestão (2023/2025).  

Sobre o Conematra 

O Conematra é uma entidade formada por Escolas Judiciais e Associativas Trabalhistas de todo o país e tem por objetivo promover estudos, debates e intercâmbios de experiências visando o aperfeiçoamento de magistrados. 

Com informações e foto do TRT/RS 

assinatura SCC