CLIENTES DO NUBANK RECLAMAM DE CONTAS BANCÁRIAS INVADIDAS E FINTECH É NOTIFICADA POR FALHA DE SEGURANÇA E GOLPES
Clientes do banco virtual lotaram o Reclame Aqui e o site consumidor.gov.br nos últimos dias após contas serem invadidas.
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Uma das maiores fintechs do mundo, o Nubank foi acionado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) após inúmeros clientes relatarem falhas de segurança e golpes no aplicativo, resultando na invasão das contas, transferência de valores e empréstimos realizados de forma fraudulenta em seus nomes.
As redes sociais foram tomadas por consumidores insatisfeitos e preocupados com a situação, que buscaram soluções ao denunciar a situação no site Reclame Aqui e no consumidor.gov.br, plataforma do governo que registra problemas dos consumidores.
Entre as principais reclamações dos clientes está a falta de barreiras de segurança e da falha na verificação do aplicativo em casos de atividades fora do padrão de uso do titular da conta, permitindo que a fraude acontecesse, mesmo não sendo comum naquela conta transferências de altos valores ou aquisição de empréstimos.
O Nubank já havia enviado um alerta aos seus clientes por e-mail, alertando sobre a “fraude de golpe do acesso remoto”. No e-mail, a fintech afirma que os fraudadores têm acesso aos telefones a partir do download de aplicativos piratas e que não se trata de falha de segurança da instituição. Por fim, para prevenir o problema, orienta os clientes a baixar a versão atualizada do aplicativo.
Ou seja, esse golpe, diferente de outros casos populares de fraude, os golpistas não precisam ter acesso físico ao celular ou o cartão da vítima.
Na notificação, o Idec pediu ao Nubank que fornecesse mais detalhes sobre o fato, o que inclui explicar por que medidas preventivas não foram tomadas mais cedo e dizer o que está sendo feito com os clientes que sofreram golpes.
Posicionamento do Nubank
Após a notificação, a fintech emitiu uma nota afirmando que “a segurança é uma prioridade desde o primeiro dia e cooperamos com as autoridades responsáveis pelo cuidado com o consumidor".
"Reafirmamos o nosso compromisso com a proteção dos nossos mais de 70 milhões de clientes, mantendo uma vigilância constante sobre a utilização dos nossos serviços, incluindo o desenvolvimento de ferramentas de proteção para ajudar os usuários na prevenção e inibição de golpes", continua a fintech em nota.
Na nota, a instituição disse ainda que mantém equipes especializadas e canais abertos 24 horas para atender as vítimas. "Em caso de suspeita de movimentação indevida por terceiros, os clientes devem seguir o passo a passo disponível no SOS Nu, hub de segurança da compra", orientou o banco digital.