CCJF APRESENTA EM MAIO A EXPOSIÇÃO COLETIVA O REI ARDE
O Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) apresenta, de 6 de maio a 18 de junho (de terça a domingo das 11h às 19h), nas Galerias do 1º andar, com entrada franca, a exposição O Real Arde. A curadoria da exposição está a cargo de Bia Petrus e Bernardo Bazani. Já a produção fica a cargo de Jacqueline Melo.
A exposição O Real Arde faz parte do processo investigativo do grupo Arte Socialmente Implicada que nasceu de um grupo de estudos homônimo proposto por Bia Petrus pela Escola Sem Sítio, nas intersecções entre arte, território urbano e educação.
O grupo é formado por 16 artistas interessados em pensar a prática artística em fricção com a rua. A pandemia, no entanto, acabou por afastá-los temporariamente. No auge da pandemia, o grupo manteve as discussões, amparado por um acordo de que ‘não podemos morrer, pois temos um encontro marcado para a próxima semana’. Os trabalhos apresentados nesta mostra são um resultado dessas discussões.
O Real Arde reflete sobre a “brecha aberta entre o passado e o futuro”, nas palavras de Georges Didi-Huberman, e a possibilidade de ocupar um edifício centenário de arquitetura eclética localizado no centro do Rio de Janeiro, o prédio do CCJF.
Todos os trabalhos que compõem a exposição estabelecem uma relação entre o espaço expositivo, a rua e o público, a partir da conexão do corpo com o espaço (físico ou virtual).
Serviço:
Exposição O Real Arde
Curadoria:
Bia Petrus
Bernardo Bazani
Produção:
Jacqueline Melo
Artistas participantes:
Agrippina R. Manhattan
Ana B.
Andressa Boel
Arian Carvalho
Celson Honório
Dôda Paranhos
Everson Verdião
Fernanda Morais
Fernando Porto
Julia Saldanha
Luíza Donner
Marcel Alcantara
Marcelo Oliveira
Mayara Velozo
V.C.
Vinícius Davi
Abertura:
6 de maio às 15h
Período:
6 de maio a 18 de junho
de terça a domingo das 11h às 19h
Local:
Galerias do 1º andar
Valor:
gratuito
Classificação Indicativa:
Livre
Local:
Centro Cultural Justiça Federal – CCJF
Endereço:
Avenida Rio Branco, 241
Centro – Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (21) 3261-2550
OBS.: O Centro Cultural Justiça Federal informa que a exposição O Real Arde fez parte do regulamento do CCJF divulgado em 2020 para ocupação de espaço no ano de 2021. No entanto, por conta da pandemia de COVID-19, só pôde ser realizada este ano.
*Fonte: CCJF